Maria Antonia promove sessão ao ar livre do Festival do Minuto

Programação inaugura projeto Cinema na Rua, que pretende organizar exibições gratuitas de filmes e vídeos

22/05/2017 - Publicado há 7 anos
O Centro Universitário Maria Antonia da USP, na rua Maria Antonia, em São Paulo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Nesta terça-feira, dia 23 de maio, das 19 às 21 horas, o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP exibe produções audiovisuais do Festival do Minuto. São vídeos com até 60 segundos de duração, enviados para o festival em 2016.

A sessão é parte da Rede de Exibição dos Melhores Minutos de 2016, que acontece de 22 a 28 de maio em universidades, escolas, bibliotecas, pontos de cultura e outros equipamentos culturais por todo o Brasil.

O evento é gratuito e ocorre no vão livre entre os prédios Joaquim Nabuco e Rui Barbosa. Não é necessária inscrição prévia ou retirada de senha.

O Festival do Minuto existe desde 1991 e foi o pioneiro nesse formato, inspirando festivais semelhantes em mais de 50 países. Seu acervo conta hoje com mais de 35 mil vídeos.

As obras que integram a sessão fazem parte de três mostras. Melhores minutos 2016 traz produções com temas e suportes variados. Serão exibidos vídeos feitos com celular, animações, videoarte, entre outros. Já a mostra Universitária é dedicada a produções de estudantes e professores. Completa a programação a mostra Animação Infantojuvenil, com animações em diversas técnicas como colagem, 3D e stop motion.

Imagem: Reprodução/Divulgação

Cinema na Rua

De acordo com a diretora do Ceuma, Myrna de Arruda Nascimento, a mostra de vídeos do Festival do Minuto é o piloto do Cinema na Rua, um projeto que pretende levar mensalmente para a instituição sessões de cinema e vídeo gratuitas ao ar livre.

“Nós temos esse espaço público de interação constante [o vão livre]. Criar um evento nesse espaço é identificar uma oportunidade de oferecer cultura para o público”, afirma Myrna.

Ainda segundo a diretora, a ideia do Cinema na Rua partiu dos próprios funcionários da instituição. “É uma iniciativa dos funcionários se envolvendo, no movimento de ativar a cultura pública no Maria Antonia”, completa.

Imagem: Reprodução/Divulgação

O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 258/294, na Vila Buarque, em São Paulo. Para mais informações, acesse mariaantonia.prceu.usp.br