IME realiza edição de Escola São Paulo de Ciência Avançada

Entre os dias 18 e 29 de julho, é realizada a “Escola São Paulo de Ciência Avançada em Algoritmos, Combinatória e Otimização”, na Cidade Universitária da USP, localizada no Butantã. O evento é organizado pelo grupo de Teoria da Computação, Combinatória, e Otimização do Departamento de Ciência da Computação do IME e financiado pela Fapesp.

20/07/2016 - Publicado há 8 anos

A escola pretende ser um fórum de debate e de novas colaborações

O Instituto de Matemática e Estatística (IME) realiza, entre os dias 18 e 29 de julho, a “Escola São Paulo de Ciência Avançada em Algoritmos, Combinatória e Otimização” (São Paulo School of Advanced Science on Algorithms, Combinatorics and Optimization, em inglês), que é organizada pelo grupo de Teoria da Computação, Combinatória, e Otimização do Departamento de Ciência da Computação do IME e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por meio do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA).

mesa de abertura
(Da esq. p/ dir.) O professor do IME, Roberto Marcondes Cesar Junior; o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana; o reitor Marco Antonio Zago; o diretor-científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz; o diretor do IME, Clodoaldo Grotta Ragazzo; e a coordenadora do evento, Yoshiko Wakabayashi

O programa ESPCA já financiou mais de 40 Escolas que reuniram milhares de estudantes e pesquisadores de diversos países. A Fapesp oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento. Os professores que lecionam as disciplinas são pesquisadores de alta visibilidade mundial, evidenciada por meio de elementos como o recebimento de prêmios científicos de alto nível, publicações de impacto reconhecido pela comunidade da área e liderança em organizações de destaque internacional.

O objetivo da Escola realizada pelo IME é dar a oportunidade de estudantes de graduação, pós-graduação, e jovens pesquisadores em geral de se reunirem e participarem de cursos e palestras sobre temas atuais nas áreas de algoritmos, combinatória, e otimização. Nas duas semanas de duração da Escola, cujas atividades serão realizadas na Cidade Universitária da USP, localizada no Butantã, serão oferecidos 11 cursos avançados e sete palestras ministradas por renomados pesquisadores do Brasil e do exterior.

A Escola pretende ser um fórum de debate e de novas colaborações, além de atrair alunos e jovens pesquisadores para a USP, ou possivelmente outras universidades paulistas. A meta inicial era ter inscrição de cerca de 80 candidatos, segundo a organização do evento, mas esse número foi superado. Pois, a Escola teve 220 candidatos inscritos. Desse total, 95 são brasileiros, 42 candidatos da Europa (17 do Reino Unido), 35 da América do Norte (10 do Canadá), 35 da América Latina (excluindo o Brasil), 13 da Ásia, e de outros países, como a Austrália. Ao final, cerca de 160 pessoas foram escolhidas para participarem das atividades da Escola.

Abertura

A abertura do evento foi realizada no dia 18 de julho, no Centro de Difusão Internacional da USP. A professora do Departamento de Ciência da Computação do IME e coordenadora do evento, Yoshiko Wakabayashi, agradeceu pelo apoio da Universidade e de todos os envolvidos, e lembrou aos participantes para aproveitarem a oportunidade de estudar e aprender em uma escola avançada. O professor do mesmo Departamento, Roberto Marcondes Cesar Junior, destacou a importância para o IME de organizar uma edição da Escola Avançada, que “é ideal para compartilhar conhecimento com jovens pesquisadores e professores”.

Brito Cruz-Fapesp - durante palestra - editada
Na apresentação de Brito Cruz, entre outras coisas, ele falou sobre o funcionamento da Fapesp e o seu papel no financiamento das pesquisas desenvolvidas no Estado de São Paulo

O reitor Marco Antonio Zago destacou que é uma honra para a Universidade organizar e ser sede de uma iniciativa como a Escola Avançada da Fapesp. O dirigente aproveitou a presença de diversos estudantes e pesquisadores do exterior para falar um pouco da estrutura da USP, como o número de estudantes, os campi, os cerca de 300 cursos de graduação oferecidos em todas as áreas do conhecimento e a valorização da pesquisa pela Universidade.

Após a cerimônia de abertura, foram realizadas duas palestras. A primeira foi feita pelo diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz, que fez uma apresentação sobre as pesquisas desenvolvidas no Estado de São Paulo, sua economia, o número de habitantes, além de explicar o funcionamento da Fapesp e sua participação no financiamento das pesquisas.

A segunda palestra foi do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana – matemático que foi agraciado com o Grande Prêmio Científico Louis D., atribuído anualmente pela Academia de Ciências da França, no mês de junho, na área chamada de sistemas dinâmicos. Viana abordou a importância de cada vez mais serem realizados eventos como as escolas avançadas no país, para o desenvolvimento da matemática e áreas correlatas, como a computação teórica.