Professor premiado em 11 Olimpíadas de Matemática dá palestra em Bauru

No dia 26 de novembro, professor do Piauí Antônio Cardoso do Amaral contará sua experiência na preparação de jovens alunos

18/11/2016 - Publicado há 7 anos
Professor Antônio Cardoso do Amaral, da escola estadual Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, no Piauí – Divulgação/Impa

Uma cidade no interior do Piauí conquistou reconhecimento internacional pelos excelentes índices alcançados por alunos da rede pública nas competições de matemática. Medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2005 a 2015 pela preparação dos estudantes, Antônio Cardoso do Amaral é o professor à frente desses resultados na escola estadual de ensino médio Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves.

Para falar de sua experiência, ele estará no dia 26 de novembro, em Bauru, com a palestra  Educação: Segredos do sucesso de Cocal dos Alves, Piauí. A promoção é da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, por iniciativa da Comissão de Pós-Graduação e com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária. O evento é destinado a professores, educadores, diretores de escola, dirigentes, autoridades no segmento da educação e interessados na área.

A palestra interativa será das 9 às 13 horas, no teatro da FOB, localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75 – Vila Nova Cidade Universitária, em Bauru. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Encontro com educadores

20161118_ProfessorCocal
Clique para ampliar

A ideia do encontro surgiu durante um estudo multicêntrico internacional que envolve pesquisadores do Brasil, Peru e Argentina. A coordenadora do projeto, professora Maria Fidela de Lima Navarro, da FOB, informa que no desenvolvimento desses estudos, ao selecionar crianças aptas para participar da pesquisa, detectou-se que algumas sequer sabiam escrever o nome. “Crianças de 11 anos disseram que apenas sabiam copiar o nome e, mesmo assim, em letra de forma”, revela.

Tal constatação levou a pesquisadora da FOB a conhecer de perto a experiência da escola Augustinho Brandão, no Piauí. “Eu fui até Cocal dos Alves, cidadezinha de 5.500 habitantes, que fica a 277 quilômetros de Teresina, para entender como eles obtiveram tanto sucesso na educação desses jovens.”

Ela ficou encantada com o que constatou por lá.  Relatou para a diretora da FOB e para os presidentes das Comissões de Pós-Graduação e de Cultura e Extensão Universitária da unidade, que encamparam a ideia de trazer o professor de matemática Antônio Cardoso do Amaral para dividirem com os interessados de Bauru e região sua história de sucesso, as dificuldades enfrentadas e as inovações implementadas.

Experiência inovadora

O município de Cocal dos Alves fica no interior do Estado do Piauí e está entre as 30 piores cidades em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País. Entretanto, nos últimos anos, o município vem sendo chamado de “Capital Nacional da Matemática”, graças ao ótimo desempenho dos estudantes de duas escolas locais na Olimpíada Brasileira de Matemática e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A aprovação de 70% de seus alunos no  Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mesmo índice de aprovados em vestibulares das universidades públicas, comprova esse diferencial de excelência educacional. Desde a sua fundação, em 2003, a escola Augustinho Brandão já conquistou mais de 150 medalhas e inúmeras menções honrosas.

Em 2014, a escola recebeu condecoração internacional, o Prêmio Ibero-Americano de Valores Humanos, que premia ações concretas realizadas por pessoas e instituições em favor dos valores humanos e por pessoas e instituições no Continente Americano, Espanha e Portugal.

A escola piauiense é de tempo integral. “Mas não é o tempo integral como se as crianças estivessem trancadas numa prisão. Não adianta fazer uma escola sisuda, desagradável, sem atrativo. Os professores e diretores de lá conseguiram fazer uma escola com estrutura agradável. Tem uma quadra poliesportiva, laboratórios, biblioteca, restaurante e a dedicação dos que nela atuam”, explica a professora da FOB.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PUSP-B

Mais informações: site http://www.fob.usp.br/eventos, email edna@fob.usp.br