Pró-Reitoria de Graduação lança Escritório de Desenvolvimento de Carreiras

As atividades, voltadas para calouros e formandos dos cursos de graduação da USP, são direcionadas ao autoconhecimento e ao aconselhamento.

01/04/2016 - Publicado há 8 anos

A cerimônia de lançamento foi realizada no Auditório da Faculdade de Medicina Veterinária (FMVZ), na tarde do dia 29 de março

O Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP é um projeto ligado à Pró-Reitoria de Graduação e destinado a apoiar alunos da Universidade em suas reflexões e ações para suas trajetórias profissionais. Seu foco está nas contribuições para o entendimento sobre os novos modelos de carreira e para o planejamento da trajetória profissional alinhada às características e oportunidades do mundo atual. Tradicionalmente, as principais universidades do mundo têm investido recursos na preparação de seus alunos e egressos para o mercado de trabalho.

994X9379
(Da esq. p/ dir.) O diretor da FEA, Adalberto Américo Fischman; o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes; o reitor Marco Antonio Zago; o diretor da FMVZ, José Antonio Visintin; e a coordenadora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras, Tania Casado

“É um momento muito importante para a USP, sendo a primeira vez que uma Universidade da América do Sul implanta um escritório desses”, ressaltou o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, no início da cerimônia. Hernandes também contou que a ideia surgiu após uma conversa com a professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Tania Casado, que atua e pesquisa nessa área e será a responsável pela gestão do escritório.

O diretor da FEA, Adalberto Américo Fischman, falou sobre a escolha da docente. “A professora Tania é uma das mais atuantes da Faculdade. Eu fico muito feliz em ver que o trabalho que ela produz na Faculdade há muitos anos, na área de orientação de carreiras, vai ser ampliado para toda a Universidade. Ela participa de grandes encontros de sociedades internacionais, que cuidam exatamente desta área de carreiras, e tenho certeza que a escolha de nomeá-la como coordenadora do Escritório foi uma excelente sugestão”, finalizou.

O anfitrião do local da cerimônia, o diretor da FMVZ, José Antonio Visintin, disse que sua Unidade também está disposta a colaborar com o funcionamento do escritório, assim como outros diretores de Unidades já demonstraram interesse em sediar atividades no âmbito de suas Escolas e Faculdades, como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

O reitor Marco Antonio Zago destacou que “o grande desafio das Universidades é formar os profissionais do futuro, que, em um contexto de mudanças tecnológicas constantes, precisa preocupar-se com a formação de pessoas que vão trabalhar em um mundo muito diferente do que vivemos hoje”.

994X9585
O pró-reitor Hernandes e a professora Tania Casado (respectivamente, o sexto e a sétima da esq. p/ dir) e parte da equipe de voluntários que colaboram com as atividades do Escritório

Orientação das carreiras

Na segunda parte do evento, Tania fez uma apresentação sobre os fundamentos conceituais, desde quando a carreira era entendida somente como a vida na empresa até chegar ao momento das carreiras sem fronteiras, que transcendem a organização. Também abordou os objetivos e as propostas para as atividades que serão realizadas na orientação das carreiras, além de destacar as contribuições pretendidas com a iniciativa.

“O Escritório pretende contribuir para o melhor uso do dinheiro público na formação acadêmica e trajetória profissional, orientando os alunos para que tenham melhores experiências de trabalho e vida. Além de propiciar o alinhamento com práticas das principais universidades mundo afora, que têm investido recursos na preparação de seus alunos e egressos para o mercado de trabalho”, explicou Tania.

Na coordenação do Escritório, Tania pretende implantar e ampliar as atividades já desenvolvidas no grupo de pesquisa “Autoconhecimento e Desenvolvimento de Carreira”, que coordena em sua Unidade e que tem como uma de suas referências as atividades do Programa de Carreiras da FEA (Procar), para toda a Universidade.

A equipe de 26 pesquisadores voluntários, ex-alunos de Graduação ou Pós-Graduação que atuam no grupo, continuarão colaborando com as atividades também no âmbito do Escritório.

Escritório de Carreiras - montagem
Na sala do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras serão realizadas atividades de orientação individuais aos alunos, como autoconhecimento e aconselhamento, entre outras

Em um primeiro momento, serão atendidos prioritariamente os alunos de Graduação da USP, atuando em duas frentes principais: formandos, com atividades voltadas para a entrada no mercado de trabalho, e calouros, com ações direcionadas à adaptação à realidade da Universidade e do curso que escolheram.

As atividades propostas são: autoconhecimento, oficinas de carreiras e mentoring – na qual ex-alunos sejam envolvidos como mentores, aconselhamento e palestras sobre mercado de trabalho.

O Escritório já está funcionando no prédio da Administração Central da Universidade, localizado na Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 3º andar, sala 315, na Cidade Universitária, São Paulo.

Os contatos para mais informações e dúvidas podem ser obtidas pelo telefone (11) 2648-0991, das 9h às 18h, com Cristiane; ou por e-mail: carreiras@usp.br.

(Fotos: Ernani Coimbra)