Pelo segundo ano consecutivo, IME tem a melhor Semana de Recepção aos Calouros

O Instituto de Matemática e Estatística (IME) ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Semana de Recepção aos Calouros. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no dia 15 de outubro, na Sala do Conselho Universitário, e contou com a participação do reitor Marco Antonio Zago; do pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes; e de vários dirigentes e estudantes.

16/10/2015 - Publicado há 9 anos

A Semana de Recepção aos Calouros do IME teve campanha de doação voluntária de cabelo, gincana, atividades de integração, doação de sangue, palestras e arrecadação de roupas, alimentos e brinquedos.

O Instituto de Matemática e Estatística (IME) ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Semana de Recepção aos Calouros. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no dia 15 de outubro, na Sala do Conselho Universitário, e contou com a participação do reitor Marco Antonio Zago; do pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes; e de vários dirigentes e estudantes da Universidade.

Semana 2015
O pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, ressaltou que “o primeiro ano é sempre muito difícil para o aluno, pois representa uma grande mudança. Por isso, é importante que o esforço para receber bem o calouro não seja apenas festivo e se estenda durante todo o ano”

“O prêmio é sempre um grande incentivo, mas o nosso foco principal é produzir uma semana bacana para os calouros, mostrando todas as possibilidades que a Universidade oferece. Neste ano, mantivemos as coisas positivas da semana do ano passado, como a campanha de doação de cabelo, e decidimos multiplicar as ações sociais, como arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos. O lado social foi muito mais valorizado na semana deste ano, e acredito que isso tenha colaborado para o nosso desempenho”, explicou o estudante Arthur Branco Costa, representando a Comissão de Trote do IME.

Para o reitor Marco Antonio Zago, “os estudantes são o motivo da existência da Universidade. São eles que a mantêm viva, atualizada, e forçam a sua evolução. E esse processo deve considerar a evolução da sociedade, dos costumes, das demandas que a cada momento se tornam importantes na vida da sociedade”.

O reitor também reiterou que conta com a ajuda dos estudantes para trabalhar em prol de uma maior integração da USP com a sociedade, especialmente com ações para a valorização das mulheres, já que a USP foi uma das dez universidades mundiais escolhidas para fazer parte do movimento solidário “ElesPorElas” [HeForShe], desenvolvido pela UN Women, instituição das Nações Unidas dedicada a projetos na área de igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres. A USP é a única universidade latino-americana selecionada.

Além da placa de Semana de Recepção de Calouros 2015, o IME também recebeu um prêmio no valor de R$ 4 mil. “Essa é uma geração maravilhosa de alunos. Eles conseguiram fazer um belíssimo trabalho pela segunda vez”, comentou o diretor do IME, Clodoaldo Grotta Ragazzo.

Concedido anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação, o prêmio homenageia a Unidade e o Centro Acadêmico que organizaram a melhor programação para a Semana de Recepção aos Calouros, que marca o início do ano letivo na Universidade. Neste ano, a semana aconteceu entre os dias 23 e 27 de fevereiro, com a campanha “Feliz Veterano Novo”, mostrando a importância de professores, pais, funcionários, alunos veteranos e calouros se unirem para fazer com que o início da vida universitária dos calouros seja um momento único de união, alegria e integração.

Com a premiação, o IME vai abrigar, por mais um ano, a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, especialmente criada para simbolizar os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a Semana de Recepção aos Calouros: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade. A Comissão de Trote do Instituto também receberá um microcomputador e uma impressora.

Troféu Recepção Legal

A novidade deste ano foi a entrega do Troféu Recepção Legal às Unidades que se destacaram na premiação em 2015: o IME, que ficou em primeiro lugar; a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), segunda colocada; e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), terceira colocada.

Concebido pelo professor do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes, Dorinho Teixeira, o troféu também foi entregue ao coordenador do Grupo de Trabalho Pró-Calouro, Oswaldo Crivello, e ao próprio professor Teixeira, em reconhecimento pelo trabalho por eles desenvolvido há anos para garantir que a Universidade tenha uma Semana de Recepção aos Calouros cada vez melhor.

Também foram conferidas menções honrosas a todas as Unidades que participaram da premiação, enviando os relatórios das atividades que foram desenvolvidas durante a Semana.

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros foi criada com o objetivo de incentivar as Unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Ela acontece na primeira semana do ano letivo, quando as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais.

(Foto: Ernani Coimbra)