16ª Festa do Livro da USP acontece entre os dias 10 e 12 de dezembro

A 16ª edição da Festa do Livro da USP será realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro, das 9h às 21h, nos prédios das Engenharias Civil, Mecânica e Elétrica, da Escola Politécnica.

04/12/2014 - Publicado há 9 anos

Organizada anualmente pela Editora da USP (Edusp), a festa é um dos mais aguardados eventos do mercado editorial paulista, reconhecida tanto pela qualidade editorial quanto pelos preços reduzidos – o desconto mínimo é de 50%, sendo que algumas editoras chegam a oferecer 80% em alguns títulos.

Neste ano, o evento contará com a presença de 145 editoras já confirmadas e algumas, como as editoras EdiPUCRS (Editora da PUC do Rio Grande do Sul), Pini, Vozes e da recém-criada Veneta, participam da festa pela primeira vez.

A Edusp disponibilizará todo o seu catálogo pela metade do preço e destinará um espaço especial aos livros de arte. Haverá também uma banca separada para a venda do saldo das livrarias da Edusp, com descontos superiores a 50%. Apesar de também participar da festa, o grande objetivo da editora é organizar o espaço e oferecer a oportunidade de se comprar livros a um preço mais baixo. Dos 780 títulos que estarão à venda, os destaques são os livros “A Loucura Mansa de José Mindlin”, de Plinio Martins e Jacó Guinsburg, “Marcello Grassmann 1942-1955”, de Mayra Laudanna e Leon Kossovitch, e “Gramática da Língua Portuguesa Padrão”, de Amini Boainain Hauy.

A Festa é aberta ao público e a entrada é gratuita. A Escola Politécnica fica na Luciano Gualberto, 380, travessa 3, Cidade Universitária, em São Paulo.

A relação das editoras participantes, seus catálogos e o mapa da localização podem ser encontrados na página do evento. Mais informações pelo e-mail festadolivro@usp.br .

Uma homenagem ao livro

A ideia da Festa do Livro surgiu no começo da década de 1990, da necessidade de a Edusp escoar um grande estoque de livros que há anos vinha se acumulando nos depósitos da editora. Para resolver o problema de logística e armazenagem, a Edusp organizou eventos nos quais os livros encalhados eram vendidos quase a preço de custo.

A experiência adquirida nesses eventos levou a Edusp a pensar em estender o conceito e convidar outras editoras, com um perfil acadêmico semelhante, a participarem. Assim, a primeira Festa do Livro foi realizada, em 1999, com a presença de pouco mais de 10 editoras. De lá pra cá, a feira cresceu em público e em número de editoras participantes, tornando-se um dos eventos editoriais comercialmente mais importantes do país.