Agência USP de Inovação inaugura nova sede, perto do Parque Tecnológico

02/12/2014 - Publicado há 9 anos

A Agência USP de Inovação inaugurou sua nova sede, localizada em um terreno ao lado do Parque Tecnológico do Estado de São Paulo, na Av. Torres de Oliveira, 76, no bairro do Jaguaré. A inauguração oficial aconteceu no dia 18 de novembro, com uma visita do reitor às novas instalações.

A inauguração oficial do espaço aconteceu no dia 18 de novembro, com uma visita do reitor Marco Antonio Zago às novas instalações

O novo espaço da Agência conta com um auditório com capacidade para aproximadamente 90 pessoas, uma sala de treinamento para 50 pessoas e três salas de reuniões para atender a demanda de entrevistas técnicas e reuniões internas. Futuramente ainda poderá abrigar um centro de eventos tecnológicos.

De acordo com o coordenador da Agência, Vanderlei Salvador Bagnato, a localização é estratégica por causa da proximidade com o novo Parque Tecnológico, da qual a Agência é parte integrante. “Ao longo de décadas, a sociedade depositou na USP recursos e confiança para que fosse criada uma infraestrutura de apoio ao desenvolvimento, por meio de seus modernos laboratórios de pesquisa. Agora, temos que começar uma interface de uso organizado desta infraestrutura, não deixando de produzir conhecimento, mas passando a contribuir com a inovação. Com a proximidade do Parque Tecnológico, esta conexão é mais natural e saudável”, explicou Bagnato.

Criada em 2005, a Agência USP de Inovação é o núcleo de inovação tecnológica da Universidade, responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na USP, em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do Brasil. Atua na proteção do patrimônio industrial e intelectual gerado na Universidade, efetuando todos os procedimentos necessários para o registro de patentes, marcas, direitos autorais de livros, softwares, músicas, entre outras criações; oferece apoio na elaboração de projetos em parceria com os setores empresariais; promove o empreendedorismo por meio de incubadoras de empresas, parques tecnológicos e treinamentos específicos; e trabalha na transferência de tecnologias, colocando-as à disposição da sociedade.

(Foto Divulgação)