USP é a melhor universidade do Brasil, de acordo com ranking da Folha

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade é considerada a melhor Instituição de Ensino Superior do país pelo Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado no dia 8 de setembro.

08/09/2014 - Publicado há 10 anos

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade é considerada a melhor Instituição de Ensino Superior do país pelo ranking publicado no dia 8 de setembro.

Criado em 2012, pelo jornal Folha de S. Paulo, o Ranking Universitário Folha (RUF) avalia 192 universidades brasileiras, público e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa acadêmica, qualidade de ensino, avaliação do mercado de trabalho, internacionalização e inovação.

Desses cinco indicadores, a Universidade lidera em três – Pesquisa, Mercado e Inovação – somando 97 dos 100 pontos possíveis. As informações analisadas são coletadas em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do Ministério da Educação (MEC) e em pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha.

O segundo lugar ficou com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a terceira colocação, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em quinto lugar, seguida da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em sexto.

A lista completa das universidades pode ser consultada na página do ranking.

Ranking de cursos

Além do ranking geral de universidades, o RUF também divulgou o ranking dos cursos de Graduação com maior número de ingressantes. Também nesse ranking a USP se destacou, sendo considerada a melhor em 20 dos 40 cursos avaliados.

Os cursos são classificados a partir de indicadores de qualidade de ensino e avaliação do mercado. A edição desse ano aumentou de 30 para 40 o número de cursos, abrangendo 93% de todos os calouros do Ensino Superior.