USP lança Circuito Esportivo 2009

15/05/2009 - Publicado há 15 anos

O vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche; a reitora da USP, Suely Vilela; o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Ruy Altafim; o diretor do Departamento Esportivo do Santander, José Montanaro Júnior; e o coordenador do Projeto e chefe do Gabinete da Reitora, Alberto Carlos Amadio (Crédito da foto: Ernani Coimbra)

A USP promoveu, no dia 14 de maio, o lançamento do projeto Circuito Esportivo 2009. Trata-se de um programa da Universidade, realizado nos Centros Esportivos dos campi de Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, São Carlos e São Paulo, envolvendo 16 Associações Atléticas Estudantis desses campi, nas competições das modalidades esportivas de voleibol e futsal. Além disso, toda a sociedade é convidada a participar da corrida de rua, modalidade também integrante do Circuito, conhecida como Volta da USP, que completará sua 48ª edição neste ano.

A iniciativa surgiu a partir da prática da USP em oferecer à comunidade universitária,

em seus Centros Esportivos , programas de educação física, esporte e recreação e oportunidades de práticas de atividades físicas, visando à melhoria da qualidade de vida e à sociabilização. O objetivo do Circuito é ampliar e valorizar essas práticas, tornando-as instrumento de extensão e disseminação de conhecimento, além de promover a integração entre as ações esportivas desenvolvidas na Universidade.

As atividades acontecerão aos finais de semana, no período de maio a outubro, uma vez ao mês, nos finais de semana. Para cada uma das modalidades esportivas coletivas serão realizadas duas etapas classificatórias e uma final. Serão, no total, 68 jogos nas duas modalidades. Já a Volta da USP, acontecerá, nos cinco campi, simultaneamente às etapas classificatórias e finais das modalidades esportivas, sempre aos domingos pela manhã. A comunidade poderá participar de provas de corrida e caminhada, com distância de cinco a dez quilômetros. As inscrições para as competições são gratuitas.

O início do Circuito será no campus de Ribeirão Preto, nos dias 23 e 24 de maio, com a primeira etapa do vôlei feminino. O próximo campus será Piracicaba, nos dias 6 e 7 de junho, com a segunda etapa do vôlei feminino. Em agosto, nos dias 29 e 30, é a vez de Bauru, com a primeira etapa do futsal masculino.

Em São Carlos , nos dias 19 e 20 de setembro, ocorrerá a segunda etapa do futsal masculino. E,

em São Paulo , nos dias 24 e 25 de outubro, serão as finais do vôlei feminino e do futsal masculino, com a entrega de troféus e medalhas para os três primeiros colocados e premiação para a melhor torcida.

O Circuito Esportivo USP conta com a parceria dos Centros de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) dos campi do interior e do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPE),

em São Paulo , além do patrocínio do Santander Universidades.

Lançamento

O evento de lançamento do programa reuniu dirigentes da Universidade e representantes das Associações Atléticas, que lotaram a sala do Conselho Universitário. Na ocasião, foi assinado o convênio entre a USP e o Santander para a promoção do Circuito.

O coordenador do projeto e chefe do Gabinete da Reitora, Alberto Carlos Amadio, ressaltou o desafio que o Circuito Esportivo representa na estruturação da atividade esportiva na Universidade. "Reconheceu-se coletivamente que já era chegada a hora para que tivéssemos um evento esportivo à altura da Universidade de São Paulo atendendo à real demanda da comunidade acadêmica uspiana", afirmou.

Em seguida, o diretor do Departamento Esportivo do Santander, José Montanaro Júnior, enfatizou que um dos objetivos está focado nas mudanças da cultura do esporte universitário e destacou a importância de que a competição faça parte do calendário de atividades de extensão da Universidade. Para o vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche, “o circuito vem promover o maior envolvimento da Universidade com a comunidade”.

A reitora da USP, Suely Vilela, citou o antropólogo Roberto da Matta para falar sobre importância do esporte no meio e na formação universitários. “Um dos expoentes das Ciências Sociais brasileiras, o antropólogo Roberto da Matta, assim se pronunciou sobre o esporte:"…é importante para modernizar nossa visão de mundo, porque socializa a gente, na derrota e na vitória”, mencionou.