Gestão Universitária e Pesquisa foram os temas do primeiro dia do workshop

 15/10/2008 - Publicado há 15 anos
Por

A pró-reitora de Pesquisa da USP, Mayana Zatz, falou sobre a pesquisa na Universidade hoje e sua projeção para 2034 (Crédito da foto: Francisco Emolo)

"Gestão Universitária" foi o tema das discussões no primeiro dia de realização do segundo módulo do workshop "Planejando o Futuro: USP 2034", promovido pela Comissão de Planejamento da USP, no dia 14 de outubro. O evento integra o calendário de comemorações dos 75 anos da Universidade. O painel foi coordenado pelos professores Dante Pinheiro Martinelli, coordenador da Administração Geral da Universidade (Codage), e Joel Souza Dutra, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA).

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Pedro Antonio de Melo, fez a introdução ao tema (clique nos nomes dos palestrantes para obter o arquivo em pdf das apresentações). Em seguida, o superintendente da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Filipe Cassapo, falou sobre "O Conhecimento como Recurso Estratégico Agregando Valor à Organização". Fontes de financiamento da Universidade foi o tópico abordado pelo professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor da Unidade de Hipertensão do Incor (HC/USP), Eduardo Moacyr Krieger, palestra que encerrou o ciclo do período da manhã. 

Os trabalhos do painel da tarde, com o tema “Pesquisa e Inovação Tecnológica”, coordenado pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e da Escola Politécnica (EP), Guilherme Ary Plonski, teve início com a palestra da pró-reitora da Pesquisa, Mayana Zatz, sobre “Que pesquisa a USP faz hoje e fará em 2034”. 

O presidente do Instituto Internacional de Ecologia, José Galizia Tundisi, apresentou a palestra “Pesquisa, Ensino e Extensão com Sustentabilidade”. O diretor-presidente da Recepta Biopharma e ex-presidente da FAPESP, José Fernando Perez, encerrou o primeiro dia de apresentações do workshop com o seminário “Inovação Tecnológica e interação com o Setor produtor de bens e serviços”. 

O segundo módulo do workshop terá continuidade no dia 15 de outubro, com os painéis “A Universidade do Futuro” e “O Sistema Federal de Ensino Superior: Estado Atual e Perspectivas Futuras”. O primeiro módulo foi promovido nos dias 3 e 4 de setembro. 

 Acesse também: 

Workshop debate o futuro da Universidade 

A USP na sociedade é tema de segundo dia de workshop


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.