Prefeitura da Capital lançará fórum sobre espaço público

13/03/2008 - Publicado há 16 anos

O Conselho e a Prefeitura do Campus da Capital lançam oficialmente, no dia 24 de abril, na Escola Politécnica, o “Fórum sobre Espaço Público: A USP e as especificidades de seus campi”. O propósito é promover ampla reflexão e discussão sobre o uso, ocupação e destinação do campus universitário público de modo a contribuir para seus processos de governança, conservação e funcionamento sustentável. Pretende-se, com isso, criar um canal permanente de discussão sobre o uso dos espaços comuns.

O evento é aberto à participação dos públicos interno (professores, alunos e funcionários) e externo, bastando fazer a inscrição.

O prefeito do Campus da Capital, Adilson Carvalho espera que a participação efetiva da comunidade de usuários do Campus no fórum, “contribua para a construção de conceitos e consensos, de modo a harmonizar as relações entre usuários e gestores do campus, promovendo uma convivência respeitosa e saudável para todos”.

Temas Desafios como transporte coletivo, comércio informal e irregular, infra-estrutura e moradia no campus, realização de festas e eventos de grande porte, segurança, abandono de animais domésticos, conservação de áreas verdes, iluminação pública, gestão de resíduos, sinalização e comunicação visual e relação com a comunidade externa fazem parte da agenda diária de todas as Prefeituras dos Campi da USP e, em particular, a da Capital.

Outra questão importante a ser tratada no fórum será como inserir a Universidade no crescimento e na expansão da cidade, considerando questões como estrangulamento das áreas urbanas e a falta de áreas verdes e parques públicos, segurança patrimonial e das pessoas que circulam no campus e, ao mesmo tempo, garantir seu uso sustentado e orientado.

Para facilitar o aprofundamento dos temas, as discussões e elaboração de propostas que possam subsidiar futuras diretrizes, políticas e regulamentos de uso sustentável do campus, serão formados Grupos de Trabalhos (GT). Cada GT terá quatro meses para definir e realizar suas atividades e serão animados pela Comissão Executiva do Fórum, que prevê encontros presenciais a cada dois anos.

Informações com Cristina Guarnieri, assessora do Gabinete do Prefeito do Campus, pelo telefone (11) 3091-1986 ou e-mail: espacousp@usp.br