USP é a 94ª melhor universidade do mundo

 12/12/2007 - Publicado há 16 anos
Por

A Universidade de São Paulo (USP) foi classificada na 94ª posição dentre as 500 melhores universidades do mundo, segundo ranking elaborado pelo “Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan”. No Brasil, a USP conquistou o primeiro lugar na classificação regional, seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

A pesquisa intitulada “2007 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities” avaliou e classificou a performance da produção científica em universidades do mundo todo de acordo com três critérios: produtividade da pesquisa, impacto da pesquisa e excelência da pesquisa. 

No critério produtividade da pesquisa, foram considerados os números de artigos publicados nos últimos 11 anos e, especificamente, em 2006. No quesito impacto da pesquisa, foram atribuídos pontos ao número de citações nos últimos dois anos e a média das citações nos últimos 11 anos. No item excelência na pesquisa, foram computados o h-index nos últimos dois anos, o número de artigos mais citados, o número de artigos em jornais de grande impacto em 2006 e o número de campos do conhecimento nos quais a universidade demonstrou excelência nos últimos dez anos. O projeto empregou dados quantitativos do Science Citation Index (SCI) e Social Sciences Citation Index (SSCI).

Para a reitora Suely Vilela, a inclusão da USP entre as 100 melhores do mundo no ranking da “Higher Education Evaluation & Accreditation  Council of Taiwan” representa mais um importante reconhecimento da Universidade no cenário científico internacional. "A classificação  demonstra a qualidade da produção científica desenvolvida na  Universidade, pois reflete a excelência da pesquisa realizada. Esse  resultado, associado à classificação do Institute of Higher Education  Shanghai Jiao Tong University (128ª posição) e do ranking do The Times (175º posição), demonstram o desenvolvimento sustentável da USP, que  atualmente contribui com 28% da produção científica brasileira",  ressalta. 

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no site http://www.heeact.edu.tw/ranking/index.htm


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.