Recital na USP traz duas peças de Bach para cravo

Cravista Sérgio Carvalho vai se apresentar no dia 3, terça-feira, ao meio-dia, na sala de música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

 Publicado: 29/11/2024 às 14:54

Complexas e exuberantes, duas peças para cravo do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) serão apresentadas pelo cravista Sérgio Carvalho, do Coral da USP (Coralusp), no recital Bach Anno X, que será realizado no dia 3, terça-feira, ao meio-dia, na sala de música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. Elas são a Tocata em Dó Menor (BWV 911) e a Partita em Sol Maior (BWV 829). A entrada é grátis.

Homem tocando órgão.
O cravista Sérgio Carvalho no cravo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, que é uma réplica de instrumento do século 17 – Foto: Roberto Castro

Típica do gênero tocata – marcado pela improvisação e pelo virtuosismo exigido do intérprete -, a Tocata em Dó Menor tem pouco mais de dez minutos de duração e cinco movimentos, em que se alternam momentos de dinamismo, reflexão, elegância, beleza e sensibilidade. Já a Partita em Sol Maior é a quinta das seis partitas presentes no volume 1 do Clavier-Übung (“Exercício de teclado”), publicado em 1731. Ela tem sete movimentos e cerca de 25 minutos de duração. As duas peças são exemplos da maestria de Bach na área da música para teclado.

Com esse concerto, Sérgio Carvalho dá continuidade à série de recitais em que apresenta na BBM a música de Bach para cravo, iniciada em 2014. Ao longo dos últimos dez anos, ele interpretou nessa série as seis partitas do Clavier-Übung, todas as sete tocatas de Bach preservadas, os 48 pares de prelúdios e fugas dos volumes 1 e 2 de O Cravo Bem Temperado, as seis Suítes Francesas e as seis Suítes Inglesas, além de outras partitas, invenções e sinfonias. Com a violinista argentina radicada em São Paulo Betina Stegmann, tocou as seis Sonatas para Violino e Cravo e, com o violista Marcelo Jaffé – professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP -, apresentou as três sonatas para viola da gamba. Exibiu também sonatas para flauta e cravo com o flautista Bernardo Toledo Piza (1951-2024).

Nos recitais realizados na BBM, Sérgio Carvalho se apresenta tocando o cravo pertencente à biblioteca, fabricado por Cesar Guidini, de Americana (SP). Esse instrumento é uma réplica fiel dos cravos fabricados no final do século 17 pelos Ruckers, uma família de construtores de cravos dos Países Baixos que atuou na Europa entre os séculos 16 e 18 e que está para o cravo assim como o nome Stradivarius está para o violino.

Cravista, organista e pianista, Sérgio Carvalho é professor do Coralusp desde 2008. Nascido em São José dos Campos (SP) e formado em Cravo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele é doutor em Música pela ECA com uma tese sobre O Cravo Bem Temperado, de Bach. Entre 2009 e 2019, foi curador da série de concertos Bach: Tema e Contratema, apresentada semanalmente no Espaço Cachuera!, em São Paulo. Atuou em conjuntos como a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, a Orquestra de Câmara (Ocam) da ECA e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

O recital Bach Anno X, com o cravista Sérgio Carvalho, será realizado no dia 3, terça-feira, ao meio-dia, na sala de música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.