O professor Ismar de Oliveira Soares, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, foi eleito “Maestro Educomunicador Latinoamericano” pela Rede Universitária Euro-Americana de Pesquisadores em Competências Midiáticas para a Cidadania (Red Alfamed), que reúne pesquisadores de 22 países. O docente da USP recebeu a homenagem durante a 7ª edição do Congresso Internacional da Red Alfamed, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de outubro em San José, na Costa Rica.
Ao lado dos também educomunicadores Guillermo Orozco (México) e Valerio Fuenzalida (Chile), Soares foi homenageado com o título em reconhecimento às suas contribuições na promoção da educação midiática. Na entrega da homenagem, Ignacio Aguaded, presidente da Red Alfamed, destacou o pioneirismo do trabalho de pesquisa do professor da USP, somado a uma intensa atividade de extensão cultural, da qual resultou a difusão da visão latino-americana da prática educomunicativa.
A outorga simultânea do prêmio aos três pesquisadores foi justificada pela especificidade da contribuição de cada um na constituição teórico-prática do campo da educomunicação. No caso de Fuenzalida, foi destacado seu envolvimento com o tema da relação entre a TV e a infância no Chile. Quanto a Orozco, foi celebrada a sua contribuição para os estudos culturais e para o entendimento dos processos de recepção.
Em San José, além de receber o prêmio, Soares ministrou a conferência de encerramento do congresso da Red Alfamed. Intitulada Educomunicação, Transformação Social e Desenvolvimento Sustentável, a palestra contou com a mediação de Agustín García-Matilla, da Universidade de Valladolid, na Espanha.
Quem é o “Professor Educomunicador Latino-Americano” da USP
Professor titular sênior da ECA, Ismar Soares é uma referência importante no campo da educomunicação. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), ele é um dos fundadores do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) e da Licenciatura em Educomunicação da USP. Bacharel em Geografia e licenciado em História pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, Soares se formou também em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e seguiu uma trajetória interdisciplinar.
Em meio às lutas pela construção democrática que surgiram na América Latina a partir da década de 1970, ele pesquisou e trabalhou como jornalista a partir de uma visão crítica para a mídia. Inspirado pelo educador Paulo Freire e pelo radialista e educomunicador argentino Mario Kaplún, investiga a interface entre a educação e a comunicação. Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, suas pesquisas foram fundamentais para sistematizar o conceito de educomunicação como um campo de conhecimento autônomo, nascido do cruzamento entre uma comunicação democrática participativa com uma concepção de educação voltada à cidadania.
Em uma entrevista ao site do Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisa em Educomunicação da ECA (Labidecom), publicada em dezembro de 2023, Soares explicou que o NCE adotou um neologismo presente em materiais da Unesco para lhe dar um novo significado, integrando teoria e prática em torno de uma “utopia de transformação social pelo diálogo”.
“O que foi feito pelo NCE foi usar uma expressão da Unesco (educommunication), ressemantizá-la para dizer: ‘Para nós, Educomunicação significa esse tipo de comunicação cruzada com esse tipo de educação e com determinadas especificidades que geram uma terceira forma de ver o mundo, de interferir no mundo. A essa terceira maneira estamos designando ‘Educomunicação’,” disse o professor na ocasião.
Com informações do Labidecom, da ABPEducom e da Rededucom