Nesta terça-feira, 8 de outubro, a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) celebrou 50 anos de existência, em uma cerimônia realizada no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com homenagens às universidades paulistas e aos institutos de pesquisa e de ensino. A Aciesp, fundada em 1974, na cidade de São Carlos, congrega cientistas para promover a ciência, o desenvolvimento tecnológico e a educação e contribuir para a efetividade das políticas públicas no País.
O atual presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Adriano Defini Andricopulo, que também é docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), celebrou a trajetória da instituição, destacando sua importância para a produção científica nacional: “São 50 anos de história, promovendo o pensamento científico na sociedade paulista e contribuindo para melhorar políticas públicas. Através de simpósios, eventos de divulgação científica e publicação de livros estamos transformando a ciência do nosso país”.
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou a relevância do trabalho realizado pela academia: “Os trabalhos realizados pela associação têm repercussão nacional e, quando aliados ao ambiente das Universidades, temos como resultado uma sociedade guiada pelo conhecimento científico, mais bem preparada para enfrentar os desafios futuros”.
O secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, reiterou a defesa da ciência. “Ela é uma ferramenta de desenvolvimento social, econômico e cultural do nosso país e precisamos continuamente defendê-la para o bom progresso da nação”, considerou.
A cerimônia de celebração dos 50 anos da Aciesp também homenageou seus ex-presidentes, com destaque para os pesquisadores responsáveis por sua fundação: Sérgio Mascarenhas, Crodowaldo Pavan, Roberto Leal Lobo e Silva Filho, Nelson Onuchic, Warwick Estevam Kerr e Oscar Sala.
Estavam presentes ao evento o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires de Carvalho; a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader; e o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Márcio de Castro Silva Filho.
Com 272 membros titulares e 16 afiliados, a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) congrega cientistas de prestígio nacional e internacional, das áreas de ciências agrárias, biológicas, biomédicas, da engenharia, da saúde, da terra, físicas, humanas e sociais, matemáticas e químicas. Desde 1974, promove uma série de ações e conquistas para o avanço científico e tecnológico de São Paulo.