Projeto Kids Save Lives ensina ressuscitação cardiopulmonar no Parque Nacional do Iguaçu

Ação coordenada por grupo da Faculdade de Medicina da USP contou com a participação de mais de 70 pessoas, entre crianças e adultos, que aprenderam sobre primeiros socorros em situações emergenciais

16/09/2024 - Publicado há 1 mês
Várias crianças estão sentadas em tapete de EVA simulam ressuscitação cardiopulmonar em bonecos; ao fundo as cachoeiras do Parque Nacional do Iguaçu
Crianças aprendem a fazer ressuscitação cardiopulmonar em ação no Parque Nacional do Iguaçu – Foto: Urbia Cataratas/KSLB

.
O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, recebeu no início de setembro a ação Kids Save Lives Brasil (KSLB), organizada por 13 voluntários, entre eles alunos e professores da Faculdade de Medicina (FM) da USP. A ação de treinamento contou com a participação de mais de 70 pessoas, entre colaboradores da Urbia Cataratas e visitantes do parque, crianças e adultos, que aprenderam sobre primeiros socorros em situações emergenciais.

“Nós ensinamos cidadãos comuns como fazer uma ressuscitação cardiopulmonar, como fazer uma desobstrução de vias aéreas em crianças, adolescentes e adultos. Nosso projeto atinge as escolas públicas, porque pensamos em educação e em saúde. O que nós queremos é que todo cidadão possa salvar uma vida usando apenas duas mãos”, destacou a médica e professora da USP Naomi Kondo Nakagawa, que também é coordenadora do projeto KSLB.

Para o diretor-técnico da Urbia Cataratas, Marcelo Skaf, a realização do projeto ajuda a lembrar a população que mesmo não sendo médicos, qualquer adulto e crianças podem salvar vidas. “Conseguir fazer uma detecção de uma parada cardiorrespiratória, saber o que fazer, mesmo que seja telefonar para o número certo e saber dar as informações, é extremamente importante”, disse Skaf.

Localizado na região do extremo Oeste paranaense, o Parque Nacional do Iguaçu é uma área protegida brasileira que abriga as Cataratas do Iguaçu e recebeu mais de 1,8 milhão visitantes em 2023.

Voluntários do projeto Kids Save Lives Brasil – Foto: Urbia Cataratas/KSLB

Mais de 14 mil treinamentos

O Kids Save Lives Brasil reúne professores, estudantes, pesquisadores e funcionários da FM e da Fundação Faculdade de Medicina e outros voluntários-instrutores da sociedade geral e instituições parceiras para desenvolver e difundir para leigos orientações e ações iniciais em AVC agudo, parada cardiorrespiratória não traumática, infarto agudo do miocárdio, afogamento e engasgo total no adulto, na criança e no bebê. Sob a coordenação nacional da USP, o Kids Save Lives Brasil já realizou em cinco anos mais de 14 mil treinamentos presenciais de crianças, adolescentes e adultos de comunidades escolares do estado de São Paulo, outros 500 no estado da Bahia e mais de 250 no Rio Grande do Sul.

O projeto justifica-se porque os conhecimentos, as habilidades e as atitudes iniciais são fundamentais, na criança e no bebê, e direito do cidadão. Além disso, essas ações de educação para leigos são desenvolvidas no mundo inteiro com potenciais benefícios à população. O Kids Save Lives Brasil realiza ações importantes de interação e integração da USP, Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Pará (UFPA), outras instituições parceiras – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Fundação Faculdade de Medicina (FFM) e Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp) – com a sociedade para o desenvolvimento e aquisição de competências nessas situações de emergência.

.

*Com informações do Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu e Assessoria de Comunicação e Imprensa da FM