Hospital das Clínicas busca voluntários para testar vacina da dengue

Interessados devem ter de 2 a 59 anos de idade, morar em São Paulo e não podem estar gestantes ou amamentando

26/04/2017 - Publicado há 7 anos
Teste de vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan – Foto: Daniel Guimarães/ Secretaria da Saúde de São Paulo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP busca voluntários para dar continuidade à pesquisa da vacina contra a dengue.

Desde o início de 2016 o HC realiza testes em humanos para a primeira vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantã, unidade ligada à Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Os candidatos devem ter entre 2 e 59 anos, residir em São Paulo (capital e Grande São Paulo) e não podem estar gestantes ou amamentando.

A mesma vacina está sendo testada em outros 14 centros de pesquisa espalhados pelo Brasil, como Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), e São José do Rio Preto (SP). Ao todo, são 15 centros de teste credenciados pelo Butantan, totalizando mais de 17 mil voluntários.

A vacina, feita em parceria com o “Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos” (NIH, na sigla em inglês), é produzida com vírus enfraquecidos, que não têm potencial para provocar a doença. Essa vacina deve proteger contra os quatro sorotipos da dengue com uma única dose.

A última etapa consiste na aplicação da vacina a 2/3 dos voluntários, enquanto 1/3 receberá placebo (substância com neutralidade de efeitos). O objetivo é saber se quem tomou a vacina ficou protegido.

Os interessados devem ligar para (11) 2661-3344 / 2661-7214 de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para agendamento de consulta.

Da Assessoria de Imprensa da FMUSP