Campus da USP em Piracicaba convida a comunidade a participar da revisão do plano diretor

Plano é importante ferramenta de gestão ambiental universitária e envolve 11 grupos de trabalho; é possível participar respondendo ao formulário on-line

Publicado: 19/07/2024
Estudantes caminham em frente ao prédio central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
O que poderia melhorar no campus Luiz de Queiroz, na USP em Piracicaba? Essa é a pergunta que a coordenação do Plano Diretor Socioambiental e Físico Participativo do Campus Luiz de Queiroz, com a colaboração de seus grupos temáticos, quer ver respondida pela comunidade que frequenta o local. É possível responder de forma anônima sobre temas relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, além de questões sobre segurança no campus, espaços de convivência, mobilidade, entre outros. O participante levará de 5 a 15 minutos para responder o questionário que está disponível neste link.

O plano diretor é um instrumento de orientação para desenvolvimento e ordenamento das questões socioambientais do campus e é responsável por realizar todo o diagnóstico das questões socioambientais locais, assim como os indicadores e as metas de curto, médio e longo prazo. Serve como instrumento para os gestores do campus e como auxílio para o ensino, pesquisa e extensão no tema ambiental, sendo uma importante ferramenta de gestão ambiental universitária e referência em âmbito nacional e internacional.

Segundo a professora Thais Vieira, diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e presidente do Conselho Gestor do campus, trata-se de uma oportunidade de ouvir a comunidade. “Alunos, servidores, docentes, não-docentes podem contribuir, porque esse plano diretor é um documento que vai direcionar a próxima década da USP em Piracicaba. Além da vertente de sustentabilidade, será inserida a vertente das obras no espaço físico. São ações para que as próximas gestões tenham um direcionamento que priorize e padronize o uso dos espaços”.

O plano diretor do campus envolve 11 grupos de trabalho: Áreas Verdes e Uso do Solo; Energia; Mobilidade; Emissões de Gases do Efeito Estufa; Resíduos; Fauna; Água; Sustentabilidade na Administração; Educação e Percepção Ambiental; Convivência, Segurança, Pertencimento e Relação com a Cidade; e Patrimônio Material, Cultural e Ambiental e Diretrizes Construtivas e Urbanísticas.

Engajamento e aprendizagem

O Plano Diretor Socioambiental do campus Luiz de Queiroz teve suas primeiras iniciativas desenvolvidas no ano de 2004 por alunos, funcionários e professores, juntamente com cerca de 50 grupos ambientais do campus. Em 2009, a primeira versão do documento, elaborado de maneira participativa, foi aprovado pela congregação da Esalq, teve sua primeira revisão e atualização em 2013, a segunda revisão e atualização em 2018, com adequações à política ambiental da USP, sob coordenação da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA).

De acordo com os gestores, o plano diretor encontrou campo fértil no campus de Piracicaba para sua construção e implementação pela aptidão e envolvimento com a temática ambiental, que engaja dezenas de docentes, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, fazendo do campus um laboratório vivo de aprendizagens.

Em 2024, a Superintendência do Espaço Físico (SEF) da USP solicitou a união dos planos diretores socioambiental e físico, com a recomendação da criação de dois novos grupos de trabalho: GT Convivência, Segurança, Pertencimento e Relação com a Cidade e GT Patrimônio Material, Cultural e Ambiental e Diretrizes Construtivas e Urbanísticas.

O formulário que está disponível agora para a comunidade que frequenta o campus é aprovado pelo Comitê de Ética na Pesquisa, que mapeará a percepção da comunidade sobre o campus e como é possível melhorá-lo.

Para contribuir com o Plano Diretor Socioambiental e Físico Participativo do Campus Luiz de Queiroz acesse o formulário clicando aqui.

.

Texto adaptado da Divisão de Comunicação da Esalq