Projetos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU serão premiados pela USP

Iniciativa visa valorizar e dar visibilidade às atividades de extensão que promovem impactos na sociedade

Publicado: 18/07/2024
17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram definidos pela Organização das Nações Unidas e servem como parâmetro para diversos rankings de desempenho acadêmico – Foto: Estratégia ODS

Estão abertas, até o dia 16 de agosto, as inscrições para a primeira edição do novo Prêmio USP de Impacto SocialA iniciativa, que será promovida anualmente, tem como objetivo reconhecer e premiar docentes e estudantes da Universidade que tenham contribuído com a sociedade por meio da extensão universitária em ações ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A premiação é realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e pelo Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida).

Marli Quadros Leite – Foto: Michel Sitnik/USP Imagens

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, lembra que “a missão da PRCEU é levar à sociedade a produção de conhecimento que a USP fabrica, e, portanto, impactar a sociedade ao extroverter ciência e arte”, e comenta sobre a importância de políticas de reconhecimento por parte da administração da Universidade: “Apesar de a USP produzir pesquisas e atividades importantes relacionadas a todos os 17 ODS, isso muitas vezes parece invisível. Pretendemos iluminar esses trabalhos por meio da premiação e revelar o quanto a USP tem sido sensível a essas preocupações. Ao mesmo tempo, estamos estimulando que nossos docentes e estudantes fiquem ainda mais focados em todos os temas que podem contribuir para tornar a nossa vida mais saudável, justa e confortável”.

Para ela, o trabalho em conjunto com o Egida traz um ganho no planejamento da gestão: “Este é o canal que transforma a informação em dados, que servirão para análises e avaliações, o que permitirá, no fim do processo do concurso, revelar e disseminar a informação sobre o alcance das metas relacionadas aos temas dos ODS”.

A coordenadora do Egida, Fátima Nunes, explica que a ideia nasceu a partir da necessidade de um instrumento que mapeasse essas atividades: “Diversos rankings trabalham com as questões relacionadas ao impacto da Universidade na comunidade e, para isso, utilizam as ODS. Então, sentimos a necessidade de levantar os dados para reportar de forma mais consistente como a Universidade está trabalhando esses temas. Em conversas com dirigentes e professores, percebemos que muita coisa estava sendo feita, especialmente em projetos de extensão, mas nem sempre isso era devidamente registrado”.

Fátima Nunes – Foto: Arquivo pessoal

Fátima ressalta que, com os cadastros, a USP poderá obter mais reconhecimento: “A expectativa é que possamos ter uma visão mais sistemática e indicadores atualizados sobre a extensão relacionada aos ODS no âmbito da Universidade. Conforme a premiação for ganhando um caráter mais perene, teremos mais aderência dos pesquisadores para submeterem seus projetos e terem seus trabalhos reconhecidos. Dessa forma, estamos também valorizando a extensão da Universidade, o que é importante num contexto em que a Universidade tem sido cada vez mais cobrada sobre o retorno que ela dá para a sociedade. Com as informações mais organizadas, podemos mostrar tudo o que temos feito fora dos nossos muros e quais os benefícios diretos que a população tem a partir dos nossos estudos, das nossas pesquisas e das nossas descobertas”.

Para concorrer na primeira edição do Prêmio, as ações devem ter sido realizadas em 2023 e cadastradas no Sistema Apolo. Os projetos serão avaliados a partir de critérios de alcance, relevância e impacto e serão outorgados 17 prêmios, no valor de R$ 5 mil cada, um para cada ODS. Os valores são destinados exclusivamente para atividades extensionistas. Os segundos colocados receberão menções honrosas.

Confira a íntegra do edital cliando aqui.