Entrevista com Cia Quadro Negro é destaque no “Express Cultura” desta quarta-feira (10/7)

A companhia apresenta o espetáculo “Quartos Ficcionais”, às 20h, na Cerâmica São Luiz, com entrada gratuita

Publicado: 10/07/2024
Espetáculo Quartos Ficcionais com a Cia Quadro Negro – Foto: Mônica Silvestre via Pexels
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quarta-feira (10) traz como destaque a entrevista com Washington de Paula, dramaturgo e diretor da Cia Quadro Negro. Hoje, o grupo de teatro faz o espetáculo Quartos Ficcionais, às 20h, gratuito e com classificação indicativa de 14 anos. O espetáculo propõe fabulações acerca de notícias de repercussão nacional e de histórias que serão enterradas após o noticiário. Além disso, a apresentação se passa em um pequeno quarto situado nas periferias e traz a questão sobre o que acontece antes e depois de um fato noticiado. Tem apresentação também no dia 12 de julho, no mesmo horário, ambas na Cerâmica São Luiz, na Rua Municipal, 52, no Ipiranga. Os convites serão distribuídos às 19h, por isso, os interessados devem chegar com antecedência.

Também nesta quarta-feira, tem repescagem dos melhores filmes exibidos na mostra de cinema italiana da Casa Belas Artes. Às 16h, será exibido o filme O Divino Zamora, com direção de Neri Marcorè e classificação indicativa de 12 anos. O filme conta a história de Walter Vismara, de 30 anos, que adora levar uma vida organizada e sem surpresas. Ele trabalha em uma pequena fábrica como contador, mas de um dia para o outro a fábrica fecha e Vismara tem que se adaptar a uma nova empresa futurista. A Casa Belas Artes aceita somente pagamento em pix e dinheiro. O espaço fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério. Mais informações pelo telefone (16) 99161-4549.

No Teatro Municipal tem o espetáculo Primeiro Encontro Cultural Lacultesp e A Liga, às 19h30. A apresentação envolve danças dos projetos das ONGs Lacultesp e A Liga, e tem duração de 3h. A classificação indicativa é livre e para entrar é necessário levar 1kg de alimento não perecível. O Teatro Municipal fica na Via São Bento, nos Campos Elíseos.

Na Biblioteca Sinhá Junqueira tem a oficina de produção de história em quadrinhos (HQs) com Luana Cristini, às 14h. A oficina é aberta ao público e gratuita. A biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547

No Centro Cultural do Sesi tem visita guiada pela exposição Terra Terreno Território com a artista Dani Sandrini, das 19h30 às 20h15. Na exposição, a artista utiliza duas técnicas de impressão do século 19 para propor uma reflexão sobre como é ser indígena em grandes cidades no século 21. As imagens foram captadas por Dani Sandrini durante o ano de 2019, em aldeias indígenas na grande São Paulo (onde predomina a etnia Guarani) e no contexto urbano (que abriga aproximadamente 53 etnias). Para participar, basta fazer sua reserva gratuita pelo site sesisp.org.br. O espaço fica na Rua João Ignacchitti, no Jardim Castelo Branco, em Ribeirão Preto.

No Sesc, tem o bate-papo Clube de leitura: além do vestibular, às 19h30, com a mediação de Ana Letícia Brunelli, membro da Coletiva Literária. A atividade tem o objetivo de trocar interpretações, reflexões e experiências de leitura sobre as obras exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Neste mês, o livro escolhido é A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50, e o evento tem entrada gratuita.

No Museu Casa de Portinari tem a oficina Raquete de Papelão, que faz parte da programação de férias para crianças. As raquetes poderão ser usadas em jogos de pingue-pongue. A oficina é grátis e acontece das 10h às 12h e também das 14h às 16h. O Museu fica na Praça Candido Portinari, 298, no Centro de Brodowski.

No Instituto A Fábrica, tem a oficina Dimensões Criativas de Videodança, com as artistas Jéssica Cardoso e Raíza Ferreira, das 18h até às 22h. A atividade, gratuita, é direcionada para mulheres e pessoas LGBTQIA+ maiores de 16 anos, que se interessam por audiovisual e pela dança. Além disso, serão compartilhados conhecimentos em fotografia, iluminação, operação de câmera e as expressões e fundamentos da dança para as produções audiovisuais. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no Instagram @raizaferreira_. A Fábrica fica na Rua Mariana Junqueira, 30, no Centro de Ribeirão Preto.

No Boteco Brazukis tem o evento Piadas News, uma noite de piadas e notícias, com muita diversão e surpresas. O espetáculo, com entrada gratuita, será às 20h30, na Rua Rui Barbosa, 902, no Centro de Ribeirão Preto. Mais informações pelo WhatsApp (16) 99190-1048.

No Vila Dionísio tem show de blues com Fred Sunwalk, a partir das 22h. O guitarrista, vocalista e compositor atua nos maiores festivais de blues e jazz do Brasil e faz apresentações internacionais. Os ingressos estão disponíveis no site viladionisio.com.br, já as reservas de mesa podem ser feitas pelo Sympla. Para mais informações é só ligar em 3234-9140. O Vila Dionísio fica na Rua Eliseu Guilherme, 567, no Jardim Sumaré.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Rose Talamone e Mel Vieira