Simpósio de ponta na Austrália trata do futuro das artes eletrônicas

Giselle Beiguelman participa do encontro com uma apresentação sobre o uso de inteligência artificial para catalogação automatizada de grandes volumes de imagem

 Publicado: 01/07/2024

Logo da Rádio USP

A professora Giselle Beiguelman participa em Brisbane, na Austrália, de um congresso já bastante tradicional no meio das artes eletrônicas, o Isea (International Symposium on Eletronic Art), em sua 29ª edição. Embora tradicional, trata-se de um simpósio de ponta, ou seja, que trabalha com temas emergentes, com questões tecnológicas ainda por vir. Neste ano, a linha de debates gira em torno do patrimônio digital. “Um dos pontos altos nessa direção foram apresentações sobre novos recursos de inteligência artificial que permitem a recuperação de imagens, especialmente de filmes”, relata a colunista. “Um dado muito impressionante que circulou por aqui foi que, de acordo com um estudo da Library of Congress, a biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, mais de 70% dos filmes feitos até 1930 já desapareceram. E desapareceram por circunstâncias variadas: desde a perda propriamente dita até a incapacidade ou a impossibilidade da sua recuperação. Nesse sentido, são muito importantes os métodos que vêm sendo desenvolvidos, especialmente na China, para o trabalho de recuperação de imagens em movimento com inteligência artificial.”

Giselle levou para o encontro uma apresentação sobre o uso de inteligência artificial para catalogação automatizada de grandes volumes de imagem. “Nós apresentamos um protótipo do nosso trabalho feito com os arquivos em vídeo das câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro de 2023. Eu digo apresentamos porque esse foi um trabalho feito pelo nosso grupo de pesquisa, relacionado ao projeto temático Acervos Digitais e Pesquisa, Arte, Arquitetura, Design e Tecnologia, que foi contemplado no edital LinCar da Fapesp, aqui apresentado por mim, pelo meu colega Eduardo Augusto Costa, também da FAU-USP, e pela Ana Gonçalves Magalhães, do MAC-USP. A programação foi desenvolvida pelo Thiago Hersan, que é nosso bolsista, e eu posso dizer que o projeto impactou bastante aqui as discussões, especialmente por transitar nessa relação entre passado, presente e futuro.”

Para saber mais sobre o projeto basta acessar acervosdigitais.fau.usp.br


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.