Os caminhos para o futuro da ciência são tema de discussões na USP

Evento ocorre no próximo dia 3 de julho, a partir das 9h, e é a última etapa da série “O futuro da ciência no Brasil”, promovida pela Reitoria da Universidade

Publicado: 27/06/2024     Atualizado: 28/06/2024 as 20:05
Fotomontagem sobre imagens de Cecília Bastos e George Campos/USP Imagens

“A ideia é fazer uma celebração do reconhecimento da força da Universidade, que conta com muitos nomes na lista de pesquisadores respeitados internacionalmente. É preciso olhar para esse fato como uma conquista da Universidade e também como um degrau que alimenta nossas perspectivas futuras”. Assim, o professor Paulo Alberto Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação e professor do Instituto de Física da USP, qualifica o seminário Os caminhos do futuro da ciência, que será realizado no próximo dia 3 de julho, das 9h às 17h30, no Auditório FEA Safra na Cidade Universitária*.

Segundo o professor Nussenzveig, a USP tem 244 pesquisadores no ranking de cientistas mais influentes do mundo, nas respectivas áreas de atuação, publicado no Updated science-wide author databaes of standard citation indicators.

O evento é o quarto e último da série O Futuro da Ciência no Brasil, promovida pela Reitoria da USP, como parte da comemoração dos 90 anos de fundação da Universidade. O objetivo é discutir e refletir sobre competências e capacidades existentes e necessárias para apoiar o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação no País.

Paulo Alberto Nussenzveig - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Confira a programação do evento:

Mesa 1

Posição atual da ciência brasileira e reflexões sobre o futuro
[9h30-11h30]

Vahan Agopyan [SCTI-SP]; Glaucius Oliva [ABC]; Renato Janine [SBPC]

Jean Paul Metzger; Alicia Kowaltowski; Lilia Schwarcz; Adriano Andricopulo

Mesa 2

Como alavancar as ações das agências de fomento?
[13h-15h]

Carlos Alberto Aragão [Finep]; Olival Freire Junior [CNPq]; Liviu Nicu [CNRS]

Leticia Lotufo; Ximena Villagran; Orestes Forlenza; Marcelo Amato

Relator:
Carlos Navas

Mesa 3

Como aproximar os avanços científicos de ações para promover impacto na sociedade?
[15h30-17h30]

Integrantes da mesa:
Osvaldo Lahoz Maia [Senai-SP]; Francisco Saboya [Embrapii]; Ricardo Nishimura [Jacto]; Luis Moreno Ocampo [PRPI-USP]; Priscila Cruz [Todos Pela Educação]

Sergio Adorno; André Ponce De Leon; Ludhmila Hajjar; Bernadete Gatti

Relator: