Alunos da USP levam a ciência da microbiologia para escolas do interior de São Paulo

A ação integra o projeto Adote uma Bactéria, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, e reúne várias atividades sobre microbiologia, incluindo aulas práticas, oficinas e jogos 

 Publicado: 27/06/2024
Para além dos muros da USP, alunos do ICB são multiplicadores da ciência desenvolvida no instituto – Fotos: Divulgação/ICB USP

.
Estudantes de graduação e de pós-graduação do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP levaram conhecimentos sobre microbiologia a alunos do Ensino Médio da Escola Estadual João Batista de Aquino, na cidade de Agudos, e do Instituto Federal de Sorocaba, ambos em São Paulo. A ação realizada nos dias 14 e 18 de junho últimos integra o projeto Adote uma Bactéria, coordenado pela professora Rita Café Ferreira, do Departamento de Microbiologia do instituto. “O projeto Adote uma Bactéria é um exemplo de como iniciativas de divulgação científica podem tornar o conhecimento científico mais acessível, interessante e relevante para o público em geral, estimulando a curiosidade e o aprendizado contínuo”, afirma a professora.

Durante a visita, foram apresentados os vídeos institucionais da USP e do ICB, e, em seguida, as alunas de pós-graduação Lara Baroni, Nicole Gonçalves e Giovana Tarantini ministraram a aula prática Bactéria do Bem, nos laboratórios das escolas, explicando sobre o uso das bactérias como probióticos, seu cultivo, sua coloração e o que são os esporos de resistência. 

Outra atividade foi a oficina conduzida pelos graduandos Bruna Rodrigues, Matheus Gallardo, Carolina Nastaro, Raphaela Machado e Rafaela Augusto, na qual os estudantes disputaram o jogo de tabuleiro Respingo Letal, desenvolvido no ICB, que explora conteúdos sobre a bactéria causadora da tuberculose (Mycobacterium tuberculosis). Além das atividades práticas, foi aplicado um questionário avaliativo sobre a importância da visita e dos conteúdos abordados. 

Estudantes do interior receberam o projeto Adote do ICB USP – Foto: Divulgação/ICB USP
Participantes do ICB em ação nas escolas do interior – Foto: Divulgação/ICB USP

Para encerrar, houve uma dinâmica interativa em que os estudantes do Ensino Médio puderam esclarecer dúvidas sobre a USP, seus cursos e as formas de ingresso. A iniciativa faz parte do Centro de Pesquisa Cepid B3/Fapesp e conta com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do ICB.

Divulgando a microbiologia

O projeto Adote uma Bactéria foi criado em 2013 no ICB e tem como objetivo despertar um maior interesse dos alunos de graduação pela microbiologia e promover a criatividade e a integração com a sociedade. Por meio de múltiplas abordagens envolvendo mídias sociais, seminários, jogos, peças teatrais, paródias musicais e entrevistas com a população os alunos de graduação são estimulados a levar os conhecimentos adquiridos na USP para a sociedade, incluindo escolas públicas, tanto para o Ensino Fundamental como para o Ensino Médio. 

Jogos do projeto Adote uma Bactéria – Foto: Divulgação/ICB USP

.
Durante o projeto, os alunos “adotam” uma espécie de bactéria, sobre a qual publicam materiais didáticos nas redes sociais. Ao fim do semestre, desenvolvem um projeto maior — pode ser um jogo de tabuleiro, uma história em quadrinhos, uma música ou qualquer outro formato que julguem interessante. Assista um vídeo explicativo no canal do YouTube

Divulgando o projeto

Os alunos de graduação do ICB também participaram da 6ª edição do SciBiz 2024, que ocorreu entre os dias 17 a 21 de junho na USP, para apresentar os jogos desenvolvidos durante o projeto Adote uma Bactéria – que têm potencial de serem transformados em produtos para o mercado — no showroom de tecnologia, além de compartilhar conhecimentos e gerar desafios para negócios. Os alunos criaram dois jogos educacionais para o ensino de Microbiologia, visando a promover integração e ludicidade.

Estudantes do projeto Adote uma Bactéria no evento SciBiz 2024, em junho- Foto: Divulgação/ICB USP

.
O primeiro jogo de tabuleiro, intitulado Respingo Letal, trata da bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis, causadora da tuberculose. O segundo jogo, chamado Trepowar, relaciona-se às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), especificamente a sífilis, causada pela bactéria Treponema pallidum.

Acompanhe o projeto na página do Adote uma Bactéria e no Facebook.

.

 *Texto adaptado do Núcleo de Comunicação do ICB


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.