USP e universidade do Japão celebram cooperação na área de saúde

Parceria com Fujita Health University será para estudos na área de reabilitação de pessoas com deficiência

05/04/2017 - Publicado há 7 anos

Da esq. para a dir., sentados: Arnaldo Caiche D’Oliveira, cônsul-geral do Brasil em Nagoya; professora Linamara Rizzo Battistella; Kiyotaka Hoshinaga, diretor da FHU, presidente do Conselho Diretor da FHU; e professor Eiichi Saitoh, vice-diretor da FHU – Foto: Comunicação Institucional do IMRea/HC FMUSP

A USP e Fujita Health University (FHU) assinaram o primeiro Acordo de Cooperação Acadêmica entre as instituições. Os interesses iniciais são na área de reabilitação de pessoas com deficiência em geral, e em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em particular, com destaque para a disfagia, a neuromodulação e a robótica aplicada à reabilitação.

O acordo foi assinado no dia 1º de abril em Fujita, no Japão. Representando a USP, estavam as professoras Linamara Rizzo Battistella e Marta Imamura, do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP); e o professor Arturo Forner Cordero, do Departamento de Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Também participaram da missão à FHU o professor Rui Imamura, do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FMUSP; e Marcel Simis, pesquisador responsável pelo Laboratório de Neuromodulação e Reabilitação do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea) do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Durante a cerimônia, os pesquisadores reiteraram a necessidade de estreitar as relações e fortalecer a parceria entre as universidades. Ainda foi realizado um simpósio no qual os professores da USP e da FHU apresentaram suas experiências e os resultados mais recentes das pesquisas conduzidas em cada universidade, e começaram a ser elaborados os primeiros projetos conjuntos para o avanço do conhecimento e da prática de reabilitação.

Da Comunicação Institucional do IMRea/HC FMUSP