Biblioteca Brasiliana oferece visitas mediadas em seu edifício que abriga obras raras

As visitas são organizadas pelo setor de Mediação Cultural e podem ser realizadas em grupo ou individualmente por aqueles que desejam conhecer mais sobre o espaço e a história da BBM

14/06/2024 - Publicado há 1 mês
João Marcos Cardoso, da Mediação Cultural, apresentando livros do acervo para visitantes – Foto: divulgação/BBM

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) oferece ao público a possibilidade de conhecer sua estrutura interna, seus diversos setores e atividades, além dos procedimentos adotados para a conservação de seu acervo. Os participantes podem escolher duas modalidades de visita: agendada ou espontânea.

Anteriormente, a visitação só podia acontecer com grupos de, no mínimo, seis pessoas, mas, para que o acesso à Biblioteca se torne cada vez mais fácil, o setor de Mediação Cultural passou a receber também visitas individuais. Dessa forma, em qualquer modalidade, é permitido que as visitas sejam feitas por uma até 30 pessoas. A duração varia de 30 minutos a 1 hora, a depender das adaptações realizadas em cada ocasião.

Andreia Ruberti, bibliotecária e conservadora, apresenta o Laboratório de Conservação Preventiva Guita Mindlin. Foto: divulgação/BBM

Visitas agendadas

Nessa modalidade, é preciso enviar um e-mail para mediacaobbm@usp.br. Ao realizar o agendamento, o visitante pode fornecer informações sobre obras, autores e temas de seu interesse ou do grupo, dessa forma, os mediadores poderão personalizar a visita, selecionando materiais e informações específicas do acervo.

Visitas espontâneas

Ao optar por essa modalidade, basta pedir à recepção da BBM que solicite a Mediação Cultural. O visitante poderá conhecer a história e o funcionamento da Biblioteca, sendo guiado por seus diferentes espaços. É importante lembrar que, no caso da visita espontânea, os mediadores podem não estar disponíveis no horário desejado.

O espaço

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Foto: Divulgação/PRCEU

O percurso da visita é iniciado na área térrea da BBM, onde estão localizadas a sala de estudos e a Sala Villa-Lobos, que recebe eventos e apresentações de música, além de painéis que tratam da história da Biblioteca. No subsolo, é possível observar a reserva técnica do acervo e o laboratório de preservação dos documentos e livros. No primeiro andar, estão localizados gabinetes destinados aos pesquisadores associados e residentes, a sala de consulta, onde – mediante agendamento – são realizadas pesquisas com materiais do acervo, e uma sala de exposições. Nesse andar, o visitante que realizar agendamento prévio poderá observar alguns livros selecionados pela equipe.

As visitas estão abertas a qualquer pessoa que se interesse pelo trabalho realizado pela BBM em diversas áreas, como literatura, história, antropologia e ciências da informação. A Biblioteca também é um ponto de grande interesse para estudantes, profissionais e admiradores de arquitetura. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelos escritórios de Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, com a assessoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. O edifício foi inspirado em conceituadas bibliotecas de outros países, como a Biblioteca Beinecke de Manuscritos e Livros Raros, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e a Biblioteca Sainte-Geneviève, de Paris, na França.

Visita mediada na BBM

• Segunda-feira, das 13h às 17h