Evento na USP debate o desenvolvimento de bibliotecas digitais

Promovido pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, o seminário integrará o “X Congresso Internacional em Tecnologia e  Organização da Informação”

 27/05/2024 - Publicado há 1 mês
Por

Nos dias 11 e 14 de junho, terça e sexta-feira, das 9h às 12h, será realizado no auditório István Jancsó, no Espaço Brasiliana, o V Seminário Internacional BBM de Bibliotecas Digitais, que integra o X Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI). A participação no evento é gratuita e as inscrições devem ser realizadas previamente on-line para cada um dos dias do evento. Clique aqui para 11 de junho e aqui para  14 de junho.

O Seminário Internacional BBM de Bibliotecas Digitais, que está em sua quinta edição, é um encontro organizado pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) e pelo Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O evento tem como objetivo fomentar novos diálogos que possibilitem a troca de experiências e conhecimento entre profissionais e estudiosos da área de Ciência da Informação, a fim de que melhores práticas de preservação de arquivos digitais sejam alcançadas.

Cada um dos dois dias de palestras terá uma temática específica: Integração de bases de dados utilizando Dublin Core em bibliotecas digitais e Inteligência artificial aplicada na representação descritiva em bibliotecas digitais.  

Primeiro dia

Em 11 de junho, as apresentações terão como foco principal o uso do Double Core, padrão de metadados utilizado na descrição de recursos digitais, para integração de bases de dados em bibliotecas digitais. Durante o evento, os seguintes tópicos serão abordados:

  • Fundamentos e benefícios do Dublin Core para integração de bases de dados;
  • Estudos de caso de implementações bem-sucedidas;
  • Desafios e soluções na integração de dados com Dublin Core;
  • O futuro do Dublin Core em bibliotecas digitais.

Para tratar sobre essas questões, estarão presentes os palestrantes Rachel Alves e Felipe Arakaki.

Rachel Alves- Foto: Acervo pessoal

Rachel Cristina Vesu Alves, docente do Departamento de Ciência da Informação, nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Ela possui pós-doutorado em Ciência da Informação e graduação em Biblioteconomia pela Unesp. A professora desenvolve pesquisa sobre temas como metadados, ciência da informação,  biblioteconomia e arquivologia.

 

 

Felipe Augusto Arakaki-Foto: Acervo pessoal

Felipe Augusto Arakaki, docente do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O professor é doutor em Ciência da informação e graduado em Biblioteconomia pela Unesp. Arakaki possui interesse pelos temas de representação e organização da informação, catalogação, metadados, interoperabilidade e padrões de metadados.

 

 

Segundo dia

Em 14 de junho, as palestras serão sobre as possíveis aplicabilidades das ferramentas de inteligência artificial em unidades de informação, sobretudo na melhoria de representação descritiva em bibliotecas digitais. A representação descritiva é o processo de criar metadados que descrevam com precisão os diversos tipos de recursos informacionais. A pretensão é que seja discutido como esse processo pode ser melhorado nas bibliotecas digitais, a fim de:

  • identificar e corrigir vieses nos metadados;
  • gerar metadados descritivos automaticamente e personalizar metadados para usuários individuais;
  • desenvolver serviços e oferecer recursos informacionais baseados em dados;
  • o uso ético e produtivo das IAs em ambientes informacionais.

Nessa ocasião, os palestrantes a tratar sobre o assunto serão Charlley Luz e José Santarem Segundo.

Charlley Luz- Foto: Acervo pessoal

Charlley Luz é coordenador do curso de Gestão Arquivística de Informação e Dados na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP). Ele é bacharel em Arquivologia e pós-graduado em Gerência de Serviços de Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Ciência da informação e doutorando com o tema UX Writing e Arquivologia pela ECA-USP.

 

 

José Eduardo
Segundo- Foto: Acervo pessoal

José Eduardo Santarem Segundo, livre-docente em Informação e Tecnologia pela USP. Ele leciona no Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp, na linha de Informação e Tecnologia. O professor atua como pesquisador na área de ambientes digitais e tecnologias aplicadas a informação e comunicação.

 

 

Armando Manuel Malheiro da Silva- Foto: Acervo pessoal

Em ambas as ocasiões, o evento contará com a presença de Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva, que atuará como moderador. Silva é professor titular do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal. Ele possui doutorado em História Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho, graduação em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, além de pós-graduação em Biblioteconomia e Arquivologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

O evento

“A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin desempenha um papel fundamental na preservação e disseminação do patrimônio histórico-cultural e de memória brasileiro”, diz o bibliotecário Rodrigo Garcia, responsável pela organização do V Seminário Internacional BBM de Bibliotecas Digitais, ao comentar sobre a importância de promover o evento em uma biblioteca que difunde o conhecimento através da digitalização e disponibilização on-line de obras raras do seu acervo.

Garcia destaca que a ideia do seminário é reunir especialistas na área da Ciência da Informação, Humanidades Digitais e afins, para compartilhar as melhores práticas, fomentar a interação entre a academia e a sociedade e estimular as discussões sobre as inovações tecnológicas.

O seminário será realizado no âmbito do X Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI), que é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação- CNPq, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O projeto conta com a colaboração do International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI),  da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP; do CIC. DIGITAL, da Universidade do Porto; e do Laboratório de Tecnologias Intelectuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O congresso tem como objetivo a integração entre o meio acadêmico e as comunidades profissionais, ampliando o interesse pela pesquisa, pelo compartilhamento de informação e sobre as práticas mais inovadoras para a área de ciência da informação.

Serviço

Para saber mais sobre a programação e realizar sua inscrição no V Seminário Internacional BBM de Bibliotecas Digitais, acesse as páginas de cada um dos dias do evento: 11 de junho: Integração de bases de dados utilizando Dublin Core em bibliotecas digitais; e 14 de junho: Inteligência artificial aplicada na representação descritiva em bibliotecas digitais.

O evento acontecerá no Auditório István Jancsó, no Espaço Brasiliana, na Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, São Paulo. Em ambos os dias, o início será às 9h e o encerramento às 12h.

*Estagiária sob supervisão de Eliete Viana


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.