Série sobre Ciência da Complexidade encerra sua primeira temporada

Participam deste último encontro sobre o tema – que José Eli da Veiga considera definitivo para defini-lo melhor – os professores Ary Plonski e Sandro Schlindwein

 23/05/2024 - Publicado há 1 mês

Logo da Rádio USP

Na tarde de hoje (23), o Instituto de Estudos Avançados encerra a segunda temporada de sua série sobre Ciência da Complexidade, tema que tem ocupado as últimas colunas do professor José Eli da Veiga. O convidado principal é o professor Ary Plonski, um grande estudioso da inovação, “mas principalmente um grande conhecedor da chamada Teoria dos Sistemas”, que vai conversar com o professor Sandro Schlindwein, da Universidade Federal de Santa Catarina, também um “entusiástico da Sistêmica”. O colunista não tem dúvidas em afirmar que a série conseguiu definir melhor o que é a complexidade.

“Porque qualquer definição que se encontre de Complexidade, Ciências da Complexidade, ciência, no singular, da Complexidade, ou até Teoria da Complexidade, em todas essas possíveis visões, uma definição de complexidade começa sempre pela definição do que é entendido por sistema adaptativo complexo. Na verdade, uma complexidade poderia ser definida de outra forma, dizendo que é algo que vem da ideia de auto-organização, que ao mesmo tempo implica no conceito de emergência e, portanto, o sistema, no caso, seria uma questão secundária. Mas, evidentemente, não é essa a visão absolutamente dominante e por isso vai ser, com certeza, uma maneira de fazer um fecho de ouro, fechar da melhor forma possível essa segunda temporada da série, com dois – eu não diria especialistas, que eles são até especialistas em outras coisas – colegas que se dedicaram profundamente ao estudo da Sistêmica e vão fazer uma relação disso com a ideia de complexidade.”

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.