Oleaginosas: fontes de proteína, gordura vegetal e minerais antioxidantes

Apesar disso, Patrícia Campos Ferraz recomenda moderação no consumo, uma vez que são produtos de alto valor calórico

15/12/2023 - Publicado há 7 meses
Uma porção de duas colheres de sopa por dia de castanhas, nozes e sementes é uma porção de bom tamanho – Marcelo Camargo/Agência Brasil
Logo da Rádio USP

Castanhas são como jiló, ou você gosta ou odeia. Quem aprecia castanha de caju, do Pará, amêndoas, nozes, avelã, costuma consumir o produto regularmente durante todo o ano, porém, no período das festas de Natal e Ano Novo, esses alimentos são mais consumidos. As castanhas são um grupo alimentar altamente nutritivo e de valor nutricional. Patrícia Campos Ferraz, nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da USP, destaca que são necessários cuidados em seu consumo, mesmo sendo uma fonte de proteína, de boa gordura vegetal, de minerais e antioxidantes importantes para o nosso corpo, já que apresentam um valor calórico elevado. “É sempre bom se atentar às quantidades. Eu diria que uma porção de duas colheres de sopa por dia de castanhas, nozes e sementes é uma porção de bom tamanho.”

Patrícia Campos Ferraz – Foto: Arquivo Pessoal

Opções várias

Na hora da compra também são necessários cuidados. Existem várias opções de escolha: mix de várias sementes, pacotes individuais, grandes, pequenos, a granel. Por esse motivo, é preciso estar atento para não levar produto próximo do vencimento. O ideal é tentar comprar um produto mais fresco, sem tanto tempo de prateleira. O motivo para esse cuidado é porque, principalmente as castanhas, nozes e sementes, se estiverem há muito tempo na prateleira, podem estar levemente rancificadas, diz a professora. “Ele sofre um processo de oxidação que altera um pouco o sabor do produto, o valor nutricional e pode apresentar a presença de alguns fungos.”

Também é preciso estar atento porque, apesar desses alimentos serem muito saudáveis, têm um alto poder alergênico. Pessoas suscetíveis a reações alérgicas devem evitá-los. Mas, subtraindo esse fator, as castanhas secas são alimentos de ótima qualidade nutricional. A palavra de ordem é consumir com moderação.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.