Logística agroindustrial é tema de pesquisas há 20 anos na USP em Piracicaba

Pesquisadores do Esalq-Log, sediado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, produzem estudos e formam técnicos em transporte e armazenagem no ambiente do agronegócio

19/12/2023 - Publicado há 7 meses
Grupo contribui para a formação e pesquisas na área de logística agroindustrial – Foto: Divulgação/Esalq-Log

Por Anna Pizzo*

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log) da USP em Piracicaba completou no mês de novembro 20 anos de atividades, estudos e pesquisas dedicadas ao setor logístico da agroindústria. Ligado ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, o grupo é reconhecido como um centro provedor de informações sobre transporte e armazenagem no ambiente do agronegócio.

Ao longo de sua atuação, além de liderar inúmeros estudos na área, o Esalq-Log é responsável pela criação e atualização de bases de dados importantes para auxiliar tomadas de decisão e desenvolvimento de pesquisa aplicada, tais como o Sistema de Informações de Fretes (Sifreca), Sistema de Informações de Armazenagem (Siarma) e Sistema de Informações de Perdas de Pós-Colheita (Sippoc). Além disso, o grupo também é reconhecido na temática de modelagem de otimização em sistemas agroindustriais, atuando no desenvolvimento e aplicação de modelos para auxiliar tomadas de decisão. A missão do grupo é realizar atividades de pesquisa e extensão em sistemas logísticos agroindustriais, gerando conhecimento de excelência, contribuindo para a formação de profissionais e colaborando para o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira.

“Ficamos felizes de atingir a marca de 20 anos de história, com muitas contribuições para a sociedade. O Esalq-Log tem sido responsável por reduzir assimetrias de informações na área de logística do segmento agroindustrial, contribuindo também com a formação de pesquisadores e profissionais na área, além do desenvolvimento aplicado de ferramentais para tomadas de decisão”, ressalta Thiago Guilherme Péra, um dos coordenadores atuais do grupo junto a Catarina Barbosa Careta, ambos professores da Esalq.

Visita de estudantes do programa Summer School ao Esalq-Log; centro auxilia na formação de técnicos – Foto: Instagram/Esalq-Log

.
O Esalq-Log foi fundado pelo professor José Vicente Caixeta Filho em 2003, embora o projeto Sifreca, embrionário do grupo, tenha se iniciado em 1997. Hoje, os coordenadores apontam como desafio para o futuro a manutenção do compromisso com os estudos a respeito da logística, contribuindo com o setor como tem acontecido nos últimos 20 anos.

O grupo também é responsável pelo aperfeiçoamento técnico de muitos pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, que contribuíram para ampliar a produção acadêmica na área e desenvolver um importante repositório de artigos, trabalhos de iniciação científica, teses e dissertações, disponíveis de forma on-line no site Esalq-Log. Em seus 20 anos, mais de 400 egressos passaram pelo centro, que tem em seu histórico o desenvolvimento de projetos de pesquisa com uma série de instituições, nacionais e internacionais, públicas e privadas, tais como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e United States Department of Agriculture (Usda).

Visitantes no Museu de Logística da Esalq – Foto: Instagram/Esalq-Log

.
Aliado à disseminação de conhecimento e à valorização pela história da logística, o grupo também está à frente de projetos como o Museu de Logística Luiz de Queiroz, instituição que conta com um acervo de itens envolvendo locomotiva, caminhões, empurrador hidroviário, trator, dentre outros.

Em 2003, o Esalq-Log teve a condição de grupo de pesquisa reconhecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A equipe foi ampliada, tendo em média 40 pesquisadores atuando simultaneamente, distribuídos em uma sede própria formada por um complexo de três prédios – contemplando administração, sala para pesquisadores, sala de coleta de dados e anfiteatro próprio, além do Museu de Logística.

Acompanhe as atividades do Esalq-Log no site do grupo, no Facebook, Instagram e Twitter.

*Estagiária da Divisão de Comunicação da Esalq USP