Evento apresenta o Centro de Facilidades para a Pesquisa

Alunos de pós-graduação e iniciação científica poderão conhecer as instalações e atividades do centro no ICB

 15/02/2017 - Publicado há 7 anos
Microscópio confocal de um dos laboratórios multiusuários do Cefap - Foto: Divulgação/Cefap
Microscópio confocal de um dos laboratórios multiusuários do Cefap – Foto: Divulgação/Cefap

O Centro de Facilidades para a Pesquisa (Cefap) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP oferece no dia 17 de fevereiro, das 9 horas ao meio-dia, o Cefap Day, evento que tem o objetivo de divulgar as atividades do centro e demonstrar aos participantes o funcionamento dos equipamentos multiusuários instalados, os tipos de experimentos realizáveis e quais resultados podem ser obtidos a partir deles.

O evento, voltado para alunos de iniciação científica e pós-graduação, contará com uma apresentação sobre a o conceito do Cefap, sua organização, parque de equipamentos e serviços oferecidos. Em seguida, serão realizadas visitas aos laboratórios de imageamento in vivo, citometria de fluxo e microscopia, sob supervisão dos especialistas responsáveis, com demonstração de resultados obtidos nos equipamentos e comentários sobre os respectivos experimentos.

O Cefap Day não requer inscrição prévia e ocorrerá no anfiteatro do Cefap, no andar térreo do edifício 4 do ICB. O endereço é Av. Prof. Lineu Prestes, 1.730, Butantã, São Paulo.

Sobre o Cefap

O Centro de Facilidades para a Pesquisa (Cefap) é um centro multiusuário que tem como objetivo a prestação de serviços de alta relevância técnico-científica de um modo aberto e funcional. O Cefap disponibiliza técnicas e equipamentos fundamentais para várias áreas de pesquisa na fronteira do conhecimento, contribuindo assim para valorizar a produção científica de qualidade de todas as instituições envolvidas.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Cefap é coordenado por um comitê gestor composto de docentes do ICB, além de membros nomeados de diferentes unidades da USP, como a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Instalado em um espaço independente no andar térreo do edifício Biomédicas 4, no campus da Cidade Universitária, o Cefap possui dez salas independentes, além de um anfiteatro multiusuário.

Dentre as demandas atendidas, estão priorizadas atualmente quatro diferentes tecnologias de alto impacto científico, que receberam apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, representadas pelas core-facilities Biomass (Mass Spectometry and Proteome Research): proteômica e espectrometria de massas; Confocal (Confocal Microscopy Core Facility): cultura celular e microscopia confocal multifotônica para estudo de células vivas e obtenção de imagens; Fluir (Flow Citometry Unit and Imaging Research): citometria de fluxo com separação celular (cell sorting) e obtenção de imagens de animais in vivo; e Genial (Genome Investigation and Analysis Laboratory): genômica e sequenciamento de DNA em larga escala.

Com informações do ICB


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.