Fearp completa 25 anos e lança selo comemorativo

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto foi criada em 1992

21/02/2017 - Publicado há 7 anos
2017 02 16 Selo comemorativo Fearp
Selo comemorativo – Foto: Reprodução

Neste ano, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP completa 25 anos e para comemorar a data lançou um selo comemorativo. Ele foi criado por Ana Suely Silveira Dobón, que cedeu e transferiu à USP os direitos autorais e patrimoniais referentes à obra.

A imagem criada ganhou o apelido de “casinha” e, segundo Ana Suely, a ideia foi ilustrar o primeiro prédio onde a Fearp foi instalada, no caso, a antiga Biblioteca Central do Campus da USP em Ribeirão Preto.

Quando foi implantada, a faculdade só contava com secretaria, coordenação e sala de professores, além de três salas de aula. Nos anos seguintes, foram feitas adaptações no espaço e utilizadas dependências externas à unidade para acomodar novas turmas.

Após quatro anos do início de suas atividades, a Fearp inaugurou a primeira parte do Bloco B1, destinado a salas de aula. Posteriormente, foram construídos a segunda parte do Bloco B1 e os Blocos C1, B2 e C2.

“Só tinha a gente no campus à noite, e a vida da gente era a casinha”, comenta o coordenador do Grupo de Trabalho Fearp 25 anos, professor Carlos Alberto Gabrielli Barreto Campello, do Departamento de Administração, que se formou na Fearp em 1996.

História

A Fearp foi criada em 1992 como uma extensão da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP em São Paulo. A aula magna inaugural foi proferida pelo então secretário de Política do Ministério da Economia, Planejamento e Fazenda da Presidência da República, professor Roberto Brás Matos Macedo.

2017 02 16 FEARP
Atual prédio da Fearp na USP em Ribeirão Preto – Foto: Marcos Santos/ USP Imagem

Durante os dez primeiros anos de sua existência, a preocupação maior foi implantar e consolidar os cursos de graduação noturnos, com padrões de qualidade que os tornassem referência no País. A autonomia da Fearp veio em 2002 (Resolução nº 4.930 – criação da faculdade), quando deixou de ser uma extensão da FEA em São Paulo. Foram criados os cursos diurnos de graduação em Administração e Economia Empresarial e Controladoria, além dos programas de mestrado em Administração das Organizações, Controladoria e Contabilidade e também Economia – Área: Economia Aplicada.

A faculdade passou a participar de cursos de outras unidades, como, por exemplo, o de Ciências da Informação e da Documentação (CID) e o de Matemática Aplicada a Negócios (MAN), ambos de responsabilidade da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Com seus novos cursos, o número de alunos se expandiu de forma significativa. As vagas no vestibular saltaram de 135 para 265 e o número de alunos na graduação passou de 690, em 2002, para 1.337, em 2014. Além disso, o número de alunos de pós-graduação, já incluindo os cursos de doutorado em Administração de Organizações e em Controladoria e Contabilidade, passou para 192 em 2014. Em 2010, também tiveram início os cursos de especialização (MBAs), sendo oferecidos vários cursos com mais de 1.800 alunos matriculados.

Também acompanhando esse processo, houve um aumento expressivo no número de docentes, que passou de 41, em 2002, para 96, em 2014. O número de funcionários, no mesmo período, passou de 22 para 72.

Com informações de Lívia Furlan, de Ribeirão Preto