Plataforma da Fundação Seade reúne informações de São Paulo a partir do Censo 2022

Marcados por muitos desafios, os dados divulgados pelo IBGE em junho revelam aspectos importantes sobre o Estado, que se mantém como o mais populoso do País; a plataforma Seade Censo 2022 será alimentada e atualizada periodicamente

 16/08/2023 - Publicado há 11 meses
Por

Censo realizado pelo IBGE é um dos maiores e mais importantes do Brasil – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Logo da Rádio USP

O Censo 2022, divulgado pelo IBGE em 28 de junho, revelou que São Paulo é o Estado mais populoso do Brasil, com 44,4 milhões de brasileiros, quase 22% da população do País. A cidade de São Paulo também mantém a posição de mais populosa, com 11,5 milhões de habitantes. Mesmo grande, o Estado abriga a segunda cidade menos populosa do País: Borá, com apenas 907 moradores. Já no quesito domicílios, o Estado ganhou 4,8 milhões de novas residências, desde 2010.

Com a divulgação desses dados, a Fundação Seade desenvolveu a plataforma Seade Censo 2022, uma ferramenta que reúne informações sobre São Paulo e seus 645 municípios a partir dos dados demográficos apurados, que é fruto de uma parceria entre as instituições.

Infográfico do Estado de São Paulo com dados do Censo Demográfico publicados pelo IBGE – Imagem: Fundação Seade

 

Funcionamento

Com ela, é possível estabelecer comparativos dos municípios paulistas nos últimos 22 anos, com recortes por período, divisão regional e porte populacional. Por exemplo, é possível ver, lado a lado, a taxa de crescimento populacional do Estado entre os anos de 2022, 2010 e 2000, além dos números brutos. A plataforma será alimentada e atualizada periodicamente, sempre que o IBGE disponibilizar novos dados.

Dados sobre o crescimento populacional no Estado de São Paulo nos últimos 22 anos – Imagem: Fundação Seade

 

Os resultados do Censo 2022 foram liberados 12 anos desde o último e 150 anos depois do primeiro Censo Demográfico já realizado no Brasil, em 1872. Já pode ser considerado histórico: não apenas pela marca do sesquicentenário, mas pelos múltiplos desafios que enfrentou e venceu. Por conta da pandemia, o Censo foi postergado de 2020 para 2022. Também, em 2021, o orçamento destinado ao recenseamento foi cortado, impossibilitando o início da pesquisa. 

Julia Estanislau (estagiária)* sob supervisão de Cinderela Caldeira

Boletim Panorama Paulista é uma parceria Rádio USP e a Fundação Seade
Produção: Paulo Emira
Co-produção - Cinderela Caldeira, Tulio Shiraishi, Julia Estanislau
Edição - Rádio USP
Mensalmente, quarta-feira, 8h35
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br/atualiadades, ou nos principais agregadores de podcast

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.