Faculdade de Medicina recebe 62 alunos para o Winter School

Em sua sétima edição, o Winter School é uma oportunidade para alunos de graduação da área médica, brasileiros e estrangeiros, participarem de cursos e trocarem experiências

18/07/2023 - Publicado há 12 meses
A cerimônia de abertura da 7ª edição do Winter School aconteceu no dia 17 de julho, no Auditório da Faculdade de Medicina – Foto: Talita Massita/Assessoria de Imprensa FM

Entre os dias 17 e 28 de julho, 62 estudantes de Medicina de 14 diferentes países estarão em São Paulo para participar da 7ª edição do Winter School da Faculdade de Medicina (FM).

Serão duas semanas de atividades educacionais e de integração em que os estudantes têm a oportunidade de expandir conhecimentos em nove especialidades médicas, além de conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Complexo do Hospital das Clínicas.

“Nossos docentes, funcionários e estudante estão completamente comprometidos em proporcionar uma experiência extraordinária a todos. Tenho a certeza de que vocês encontrarão um curso muito rico e terão uma vivência inesquecível”, afirmou a diretora da FM, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfa, em suas palavras de boas-vindas aos estudantes.

Para o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, “o Winter School da Faculdade de Medicina é uma iniciativa muito importante porque atrai estudantes de vários lugares do mundo para nos visitar, cada um trazendo um pouco de sua cultura para o Brasil. Esperamos que, depois desse curso, muitos queiram voltar para a residência médica ou aproveitar novas oportunidades na USP”.

[A partir da esquerda] Carlos Serrano, Aluisio Segurado, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Eloisa Bonfa, Paulo Henrique Braz da Silva e Iolanda de Fátima Tibério – Foto: Ingrid Gonzaga/USP Imagens
O pró-reitor de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, que também é docente da FM e foi o idealizador da primeira edição do Winter School, em 2015, ressaltou que “o curso é uma introdução ao sistema de saúde brasileiro, à nossa cultura, ao nosso País. A saúde tornou-se global e não podemos mais pensar na medicina moderna como algo regional. Temos que pensar globalmente e conhecer como a medicina é praticada em diferentes partes do mundo”.

A cerimônia de abertura contou também com a presença do diretor da Área de Mobilidade Acadêmica da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Paulo Henrique Braz da Silva; da presidente da Comissão de Relações Internacionais da FM, Valeria Aoki; do presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FM, Carlos Serrano; da presidente da Comissão de Graduação da FM, Iolanda de Fátima Tibério; além de estudantes e professores da Unidade.

Medical Winter School

O Winter School da Faculdade de Medicina é um curso ministrado em inglês, voltado a alunos de graduação na área médica da USP e de universidades brasileiras e estrangeiras conveniadas. Os participantes são selecionados com base no desempenho escolar, nos prêmios recebidos e nas atividades acadêmicas realizadas em suas instituições de origem.

Em sua 7ª edição, o Winter School é uma oportunidade de interação com estudantes de diferentes nacionalidades, proporcionando o compartilhamento de novos conhecimentos e interesses em áreas médicas.

O programa consiste em duas semanas de atividades educacionais, abordando nove tópicos: Cirurgia de Trauma e Agudo, Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia, Geriatria, Doenças Infecciosas, Gastroenterologia, Pediatria, Medicina Física e Reabilitação e Cirurgia Plástica.

Além do programa educacional, também estão agendadas visitas ao Sistema Único de Saúde do Complexo Hospitalar das Clínicas e atividades culturais e de integração.

Alunos de 14 países participam do Winter School, entre os dias 17 e 25 de julho – Foto: Ingrid Gonzaga/USP Imagem