O que Joana d’Arc e Francisco de Assis nos ensinam sobre a Idade Média? Confira em podcast da USP

Produzido pelo Laboratório de Estudos Medievais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, série em podcast apresenta a biografia de nomes famosos do período, conectando suas trajetórias com os grandes temas da história medieval

 24/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 05/06/2023 as 10:48
Por
Podcast traz biografia de personagens da Idade Média – Foto: Wikimedia Commons

.
Episódios em podcast que trazem especialistas em história medieval para contar a biografia de personagens da Idade Média, buscando conectar as suas trajetórias com as questões mais amplas da época em que viveram. Trata-se da série Perfil, que faz parte do podcast Estudos Medievais, disponível em streamings como o Spotify ou na página do Guia Medieval.

A produção é do Laboratório de Estudos Medievais (Leme) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e traz pesquisadores do Brasil e do exterior para abordar os temas relacionados à história do período. A ideia do grupo, formado por graduandos e pós-graduandos da USP, sob orientação de professores, é reunir pesquisadores na área de História Medieval, desenvolver pesquisas em rede e divulgar conhecimentos para o público geral.

Os cinco primeiros episódios da série abordam a vida de Joana d’Arc, Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, Carlos Magno e Francisco de Assis.

“Nosso objetivo é ampliar os tópicos abordados no podcast para além dos temas clássicos da historiografia do período medieval. O formato biográfico se mostrou bastante popular com o público, e os personagens escolhidos são bem reconhecíveis. Apesar de, até o momento, termos lançado apenas cinco episódios biográficos, três deles estão na lista dos dez mais ouvidos do nosso podcast”, destaca José Francisco Fonseca, pesquisador do Leme que faz parte da equipe do Estudos Medievais.

O pesquisador explica que a equipe não quis restringir os episódios apenas à narrativa da vida desses personagens, mas usar suas trajetórias para explorar o período no qual eles viveram. Segundo ele, as biografias se tornaram um meio de explorar as fontes, as discussões historiográficas e o contexto que cercam esses personagens. “Já temos mais seis episódios programados para 2023, alguns contando, inclusive, com convidados internacionais. No futuro, nosso objetivo é explorar algumas figuras menos conhecidas que tenham histórias interessantes para contar”, explica Fonseca.

O episódio mais recente, lançado neste mês, discute uma das mais populares figuras da história do cristianismo: Francisco de Assis. O especialista convidado descreve a trajetória biográfica desse personagem e destaca a importância da cidade italiana de Assis em sua vida. Além disso, ele discute a produção textual de Francisco e o seu papel na fundação de um movimento religioso que possuiu milhares de seguidores, o franciscanismo. Também são abordados no episódio os detalhes de sua canonização e o seu legado para a posteridade.

Confira os episódios disponíveis:

 

Conhecimento em forma de podcast

O objetivo do podcast Estudos Medievais é divulgar conteúdos produzidos por pesquisadores sobre História, Arqueologia, História da Arte e Antropologia. Os episódios são mensais e têm entrevistas, apresentações e bate-papos com estudiosos de História Medieval que atuam dentro e fora do Brasil.

+ Mais

O que você quer saber sobre a Idade Média? Guia da USP ajuda a encontrar

O roteiro de cada programa é construído em torno de uma bibliografia atualizada sobre o tema e são apresentadas em cada conversa as fontes utilizadas para o estudo daquilo que se discute e as linhas de pesquisa atuais. Entre os temas já abordados nos episódios estão as Cruzadas, a influência do papado nos governos, a biografia do imperador Carlos Magno, o feudalismo, a cultura material dos reinos bárbaros e a relação entre games e história.

Para acompanhar o podcast acesse: Guia MedievalSpotifyApple Podcasts ou Google Podcasts.

Confira as atividades do grupo em https://leme.fflch.usp.br e nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.