Orquestra Sinfônica da USP faz homenagem a Violeta Parra

Concerto neste sábado, dia 13, às 16 horas, apresentará “El Gavilán”, da cantora que consagrou a música popular chilena

 11/05/2023 - Publicado há 1 ano
Músicos da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) durante concerto – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

 

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) dedica à cantora, compositora, artista plástica e folclorista chilena Violeta Parra (1917-1967) o seu próximo concerto, que será realizado neste sábado, dia 13, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo. A regência será da maestrina chilena Alejandra Urrutia. O evento faz parte da série Esculpir o Tempo – Convidados Osusp.

A cantora, compositora, artista plástica e folclorista chilena Violeta Parra – Foto: Flickr

De Violeta, a orquestra vai executar El Gavilán, composição de 1957 que, segundo o site da Fundación Violeta Parra, foi criada originalmente para um balé folclórico. “Essa excepcional obra de seu catálogo a consagrou como compositora de caráter contemporâneo, fruto e síntese de suas investigações, sensibilidade e talento criador”, informa o site.

Além de El Gavilán – com arranjo de Sergio “Tilo” González -, o concerto apresentará ainda a Suíte de Pulcinella, do compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971), e a Sinfonia Número 3 em Fá Maior, opus 90, do compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897).

Violeta Parra é conhecida como uma das maiores divulgadoras do folclore chileno e da música popular chilena. Nascida na cidade de San Carlos, no centro do Chile, ela chegou a compilar mais de 3 mil canções populares do seu país, parte das quais publicou nos livros Cantos Folklóricos Chilenos, de 1959, e Poésie Populaire des Andes, publicado em edição bilíngue (espanhol-francês) em 1965, em Paris, onde morou de 1962 a 1965. Em 1958 fundou o Museo Nacional del Arte Folclórico Chileno, em Concepción. Entre 1956 e 1966 lançou 11 discos, entre eles Cantos de Chile, El folklore de Chile e Recordando a Chile. 

O concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) da série Esculpir o Tempo – Convidados Osusp, dedicado a Violeta Parra, será neste sábado, dia 13, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Grátis. Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na plataforma Appticket. Parte dos ingressos será distribuída no dia do evento. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos, que serão doados a comunidades do bairro do Butantã, vizinho à Cidade Universitária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3000, pelo e-mail sinfonica@usp.br e no site da Osusp.

Orquestra divulga agenda de concertos em maio e junho

A Osusp divulgou nesta semana a sua agenda de concertos em maio e junho, sempre no Anfiteatro Camargo Guarnieri. Depois do concerto dedicado a Violeta Parra, a orquestra vai exibir no dia 20 de maio, sábado, às 16 horas, uma apresentação em homenagem aos 120 anos do pintor Candido Portinari, com o tema Povos Originários por Portinari. Sob a regência do maestro Gil Jardim, o concerto terá solo vocal da cantora Marlui Miranda e a participação do Coral da USP (Coralusp), regido por Tiago Pinheiro. O programa trará a Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op. 92, de Ludwig van Beethoven, Tributo a Portinari, de César Guerra-Peixe, e Bachianas Brasileiras nº 9, de Heitor Villa-Lobos. No intervalo, haverá bate-papo com o professor e escritor João Candido Portinari, filho do homenageado, e com a professora Márcia Rizutto, do Instituto de Física (IF) da USP, sob a mediação da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Pintura Chorinho, de Candido Portinari, hoje parte do acervo do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), em Lisboa, Portugal – Foto: Pedro Ribeiro Simões/Flickr

 

Já em junho, a agenda da Osusp prevê, no dia 3, sábado, às 16 horas, sob a regência de Ligia Amadio, a execução do Concerto para 7 Instrumentos de Sopro, Tímpanos, Percussão e Cordas, de Frank Martin, e a Sinfonia nº 2 em Ré Maior, op. 73, de Brahms.

No dia 16 de junho, sexta-feira, ao meio-dia, a orquestra dará ênfase ao naipe de metais. Serão exibidas as obras Prelude, Fugue and Riffs – Clarinet Solo, de Leonard Bernstein, e Ebony Concerto, de Stravinsky.

No dia 24 de junho, sábado, às 16 horas, a Osusp apresentará trilhas sonoras de filmes de sucesso, como Jurassic Park, de John Williams, De Volta para o Futuro, de Alan Silvestri, e Interstellar, de Hans Zimmer. A composição Fibers, Yarn and Wire, do compositor brasileiro Alexandre Lunsqui, completa o programa. No intervalo, haverá conversa com o diretor da Estação Ciência, o paleontólogo, especialista em dinossauros e professor Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências (IGc) da USP, e com o coordenador do Centro de Inovação da USP (Inova), o engenheiro, especialista em sistemas integráveis e professor Marcelo Zuffo, da Escola Politécnica (EP) da USP. A mediação será da professora Marli Quadros Leite.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.