Pesquisa busca voluntários para responder se moralidade e política se misturam

Estudo do Instituto de Psicologia da USP utiliza um questionário on-line e pode ser respondido por pessoas que votam nas eleições

28/03/2023 - Publicado há 1 ano
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

.
Uma pesquisa do Instituto de Psicologia (IP) da USP busca correlacionar os diversos valores morais e alguns dos problemas mais importantes do país. O estudo é realizado pela pós-doutoranda Pâmela Côrtes, sob supervisão da professora Jaroslava Varella Valentova, ambas do IP. Para participar basta preencher o formulário on-line. Para a primeira fase da pesquisa e coleta de dados pode participar qualquer pessoa que seja eleitor e possa votar, respondendo o questionário on-line neste link.

Na origem do estudo, há a ideia de que existem várias formas de entender a moralidade humana, e uma delas é através das funções adaptativas que a moralidade pode ter tido no nosso passado evolutivo. A espécie humana é altamente cooperativa, e uma das adaptações que tornaram a cooperação possível é justamente a moralidade. Por meio dos valores morais é possível manter os cooperadores na linha e punir os trapaceiros que se beneficiam do grupo sem contribuir com a sua parte. Nesse sentido, a moralidade pode ter surgido, dentre outras funções, para garantir a cooperação humana.

A função evolutiva é encontrada no passado, mas as repercussões acontecem também no presente. Continuamos a nos pautar pelos valores morais, aumentamos a complexidade do discurso moral e ampliamos os assuntos que julgamos moralmente. Nossos valores interferem diretamente na forma como enxergamos o cenário político atual, inclusive, em especial a corrupção. Com qual lado político nos identificamos, quais problemas políticos e sociais consideramos mais urgentes, e quais as melhores estratégias para resolvê-los podem ser compreendidos usando, também, as ferramentas disponibilizadas pelas pesquisas evolucionistas.

Ao menos essa é a hipótese que a pesquisa busca testar utilizando questionários disponibilizados on-line. Uma segunda fase do estudo será realizada no ano que vem, e quem participar vai receber o relatório personalizado dos próprios valores e opiniões coletadas.

Para participar clique aqui. Dúvidas sobre a pesquisa podem ser enviadas para o e-mail pamela.recortes@gmail.com