Afasia, uma doença que afeta a capacidade de se comunicar

Octavio Pontes Neto refere-se especificamente à Afasia Primária Progressiva (APP), doença neurodegenerativa que pode ser sinal de Alzheimer ou de um outro tipo de demência

 28/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 30/03/2023 as 8:16

Logo da Rádio USP

O professor Octavio Pontes Neto elege como tema de sua coluna a afasia, “um distúrbio de linguagem que resulta em danos em partes específicas do cérebro que são responsáveis pela compreensão ou pela produção da fala ou da escrita. Já a Afasia Primária Progressiva (APP) é uma doença neurodegenerativa que afeta a capacidade de uma pessoa de falar e se comunicar. Em alguns casos, a afasia primária progressiva é um sinal, por exemplo, de uma doença como o Alzheimer e, em outros, ela está associada a um outro tipo de demência, um pouco mais rara, chamada de demência frontotemporal.

As pessoas geralmente desenvolvem sintomas de afasia primária progressiva entre as idades de 50 e 70 anos. A condição pode começar como problemas menores de fala. “Com o tempo, as pessoas vão ter dificuldades para encontrar as palavras corretas, para nomear um objeto, pausas frequentes ao falar, problemas para entender também a fala, até um quadro progressivo em que a pessoa não consegue se comunicar mais”.

Ainda não há uma cura para a afasia progressiva primária e nenhuma maneira de bloquear completamente a progressão da doença, diz o especialista, mas existem alguns tratamentos, tanto medicamentosos quanto comportamentais, para aliviar os sintomas e, além disso, melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. “É importante que uma pessoa com sintomas de afasia primária progressiva ou com dificuldade progressiva de fala procure um neurologista para fazer um seguimento adequado”, aconselha Pontes Neto.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.