Thais Vieira é a primeira mulher a assumir a diretoria da Esalq, uma das Unidades mais antigas da USP

Thais Maria Ferreira de Souza Vieira e Marcos Milan terão a missão de comandar, pelos próximos quatro anos, uma das mais importantes escolas de agricultura do mundo

20/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 27/03/2023 as 18:07
A cerimônia de posse aconteceu na última sexta-feira, 17 de março, na Sala Centenário da Esalq – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Thais Maria Ferreira de Souza Vieira e Marcos Milan tomaram posse como diretora e vice-diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). A cerimônia foi realizada na Sala Centenário, no dia 17 de março, e contou com a presença de autoridades municipais, membros da comunidade esalquiana, familiares e amigos.

Os dois terão a responsabilidade de dirigir a Esalq, uma das unidades fundadoras da USP, que conta com cerca de 3 mil estudantes, 660 servidores entre docentes e técnico-administrativos, 12 departamentos, 140 laboratórios e uma área de mais de 3.800 hectares.

A cerimônia de posse teve início com uma apresentação do grupo coral regido pelo maestro Nelson Norberto de Souza Vieira, primeiro regente da Esalq e pai da nova diretora.

Em seu discurso, Thais Maria Ferreira de Souza Vieira reforçou a importância das palavras gratidão, consciência e inspiração. “Gratidão por ter sido aluna da Esalq e, hoje, nesta posição, poder retribuir e contribuir para a nossa instituição, com plena consciência sobre a responsabilidade que ser diretora de uma escola que, em breve, completará 125 anos exige. Esse senso de responsabilidade é acompanhado de inspiração para trabalhar muito nos próximos quatro anos, pois nosso futuro deve honrar o passado.”

O maestro Nelson Norberto de Souza Vieira (sentado) é pai da diretora Thais Vieira e comandou o coral da Esalq de 1989 a 1997 – Foto Marcos Santos/USP Imagens

“Nos últimos anos, a USP registrou aumento de estudantes mulheres na graduação e pós-graduação, além de nos cargos de chefia. Além disso, a decisão da comunidade universitária da Esalq de eleger a professora Thais e o professor Marcos Milan dialoga com os rumos que a Reitoria tem empregado na atual gestão, de valorizar a inclusão e o pertencimento e de estimular a inovação enquanto processo de transferência do conhecimento para a sociedade, de maneira a melhorarmos a qualidade de vida dos paulistas e dos brasileiros”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Também participaram da cerimônia a secretária-geral, Marina Helena Cury Gallottini; o ex-diretor Durval Dourado Neto e o ex-vice-diretor João Roberto Spotti Lopes.

Quem são

A nova diretora Thais Vieira é formada em Engenharia Agrônoma pela Esalq, com doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia em Davis (2018-2019) e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (2003-2005).

Docente do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em desenvolvimento de produtos e processos. Também desenvolve pesquisas voltadas para a otimização de processos para obtenção de ingredientes e novos produtos a partir de coprodutos e resíduos agroindustriais, utilizando tecnologias amigáveis ao meio ambiente, com aderência ao ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

Marcos Milan está lotado no Departamento de Engenharia de Biossistemas. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela USP e doutorado pela Universidade Cranfield (Reino Unido). Tem experiência na área de engenharia agronômica e agrícola, com ênfase em Mecanização Agrícola e em Gestão pela Qualidade.

[A partir da esquerda] João Roberto Spotti Lopes, Durval Dourado Neto, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Marina Helena Cury Gallottini, Thais Maria Ferreira de Souza Vieira e Marcos Milan – Foto Marcos Santos/USP Imagens