“Estamos em um contexto de renascimento do espaço e da importância dada à ciência”, diz novo diretor da FAU

Os professores João Sette Whitaker Ferreira e Guilherme Teixeira Wisnik, novos diretor e vice-diretor, respectivamente, estarão à frente da faculdade pelos próximos quatro anos

17/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 21/03/2023 as 10:19
A cerimônia foi realizada no Auditório Ariosto Mila, no prédio da FAU, e reuniu autoridades acadêmicas, além de docentes, servidores técnicos e administrativos e alunos da faculdade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Os professores João Sette Whitaker Ferreira e Guilherme Teixeira Wisnik foram empossados, respectivamente, como diretor e vice-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). A cerimônia de posse aconteceu na última quinta-feira, dia 16 de março, no Auditório Ariosto Mila, no prédio da faculdade.

Estiveram presentes ao evento o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior; a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; a secretária-geral da Universidade e professora da Faculdade de Odontologia (FO), Marina Gallottini; a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento e ex-diretora da FAU, Ana Lucia Duarte Lanna; e o antecessor do novo diretor, Eugênio Fernandes Queiroga.

Carlotti lembrou aos novos dirigentes os desafios que enfrentarão durante sua gestão. “Estamos num momento em que a Universidade precisa repensar o conteúdo e a maneira como ensina a seus alunos. Vocês têm tudo para corresponder a esse desafio”, disse.

O reitor destacou a relevância que a FAU tem na construção do protagonismo da USP frente à sociedade, citando projetos que reafirmam essa proeminência. “Cabe a nós o empenho pela reurbanização da São Remo, comunidade vizinha à USP, por exemplo. É esse tipo de coisa que a sociedade espera da gente”, afirmou.

O novo diretor da faculdade ressaltou a importância do trabalho e do esforço dos servidores técnicos e administrativos. “Vocês se dedicam com muito carinho a fazer com que a FAU seja a FAU. Vocês são preciosos e indispensáveis”, considerou. Aos alunos, Ferreira afirmou: “Como disse a ex-diretora Ana Lanna na ocasião da sua posse: vocês são a razão e o fundamento disso tudo.”

“Estamos em um contexto de renascimento do espaço e da importância dada à ciência. Temos sorte de assumir neste momento”, avaliou o professor, que reafirmou o compromisso com a inclusão e com o enfrentamento ao racismo estrutural. “Há um esforço para democratizar a USP e a FAU vem acompanhando. Isso é louvável”.

Por fim, o novo diretor salientou a responsabilidade que a faculdade tem para com a sociedade brasileira: “Devemos estar à frente da produção de conhecimento e da mobilização de recursos técnicos e humanos que busquem alavancar a transformação social”.

Quem são

João Sette Whitaker Ferreira é livre-docente da  FAU  desde 2013. Possui mestrado e doutorado pela USP e é Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lyon/Jean Monnet – St. Etienne, França. Atua como professor e consultor para políticas públicas nos seguintes temas: habitação social, desenvolvimento ambiental urbano, instrumentos urbanísticos e estatuto da cidade, economia urbana e mercado imobiliário, globalização e cidades globais.

Guilherme Teixeira Wisnik é mestre e doutor pela USP. Desde 2014, é livre-docente da FAU. Atua como curador e crítico de arte, sendo membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), do Conselho Consultivo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e do Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca do Estado. Em 2021, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Artes.

O novo diretor da FAU, João Sette Whitaker Ferreira, e o vice-diretor Guilherme Teixeira Wisnik – Foto: Marcos Santos/USP Imagens