USP precisa de voluntárias para pesquisa com suplemento de taurina

A pesquisa, com duração de 16 semanas, terá dois grupos de voluntárias, um que irá realizar o treinamento multicomponente e tomar o suplemento com taurina e outro que vai somente tomar o suplemento 

 15/02/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Aparelho de musculação – Foto: Cecília Bastos

O Laboratório de Nutrição, Metabolismo e Exercício da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP precisa de mulheres, com idade entre 60 e 75 anos, acima do peso e sedentárias, para serem voluntárias de pesquisa que vai investigar os efeitos da suplementação de taurina, associada ou não a exercícios de resistência, força, coordenação, equilíbrio e flexibilidade, os chamados multicomponentes, e seus impactos na função da gordura corporal.

As voluntárias receberão gratuitamente a taurina, aminoácido encontrado naturalmente no organismo e concentrado particularmente no cérebro, olhos, coração e músculo, e também em alguns alimentos. A pesquisa, com duração de 16 semanas, terá dois grupos de voluntárias, um que irá realizar o treinamento multicomponente, três vezes por semana, durante uma hora, nas dependências da EEFERP no campus da USP, e tomar o suplemento com taurina. Outro grupo vai somente tomar o suplemento e, posteriormente, poderá treinar.

O estudo Suplementação de Taurina, associada ou não ao treinamento multicomponente: Efeito sobre o escurecimento do tecido adiposo branco e respostas metabólicas e moleculares utilizando a abordagem metabolômica em mulheres idosas com obesidade sarcopênica, de responsabilidade das pesquisadoras Gabriela Abud e Gabriela Ortiz, orientadas pela professora Ellen Cristini de Freitas, da EEFERP.

Mais informações e inscrições somente pelos WhatsApp (16) 99146 1389, com Gabriela Ortiz, e (16) 99794 0181, com Gabriela Abud.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.