USP e Tribunal de Contas de SP fortalecem parceria para ações de sustentabilidade nos municípios

01/02/2023 - Publicado há 1 ano
(Da esq. p/ dir.) O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o conselheiro-presidente do TCE, Dimas Ramalho; e o conselheiro Sidney Beraldo na cerimônia de assinatura do convênio – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

A USP e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) assinaram, no dia 31 de janeiro, um convênio para renovar a parceria das duas instituições para a elaboração de projetos e iniciativas para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado de São Paulo e em seus municípios. A cerimônia de assinatura, que reuniu dirigentes da Universidade e representantes do TCE, foi realizada no Auditório Nobre, na sede do Tribunal, localizada no centro da cidade de São Paulo.

Assim como o documento assinado em 2018, o novo convênio prevê a promoção de discussões, debates, transferência de conhecimento e ações colaborativas. Entre as principais atividades propostas está a reedição do curso de capacitação de servidores municipais para gestão de resíduos sólidos.

Segundo a superintendente de Gestão Ambiental (SGA) da USP, Patrícia Faga Iglecias Lemos, o curso, que já foi oferecido em duas oportunidades e ofereceu quase 600 vagas, com mais de 3 mil inscritos, está voltado à participação de gestores municipais de todo o País. “Esta é uma demanda importante do TCE quanto à utilização de recursos públicos na área de gestão de resíduos sólidos das cidades”, explica Patrícia.

As ações do convênio, que tem vigência de dois anos, serão coordenadas pela SGA e pelo Observatório do Futuro, um núcleo criado pelo Tribunal, em 2018, para monitorar a implementação dos ODS no Estado de São Paulo.

A superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patrícia Iglecias – Foto: USP Imagens

No evento, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ressaltou a importância da realização do trabalho em conjunto com o TCE e do compartilhamento do conhecimento produzido pela Universidade com os órgãos públicos. “A interação cada vez mais estreita com a sociedade é uma das metas de nossa gestão à frente da Reitoria. Toda iniciativa como esta, que visa à melhoria da qualidade de vida da população, será apoiada”, disse o reitor.

O conselheiro-presidente do TCE, Dimas Ramalho, também destacou que “a consolidação da parceria com a USP traz ganhos para a população de São Paulo com o aprimoramento dos serviços públicos oferecidos”.

Na ocasião também foi assinado um termo que prevê a colaboração da Universidade, por meio da Editora da USP (Edusp), para a publicação de um livro alusivo ao centenário do TCE, que será comemorado em 2024.