USP em Ribeirão inaugura Sistema de Atendimento às Emergências Médicas

Comissão responsável vem desenvolvendo protocolos, capacitação de pessoal, acompanhamento dos eventos com medidas corretivas e preventivas e instalação de material básico para garantir a cadeia de sobrevivência

12/12/2016 - Publicado há 7 anos
labsim
Laboratório de Simulação da FMRP ganhou novos simuladores de alta fidelidade – Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, foi inaugurado o Sistema de Atendimento às Emergências Médicas do campus da USP em Ribeirão Preto, no Centro de Eventos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A data marcou ainda a inauguração da segunda etapa do Laboratório de Simulação (LabSim), que fica no Laboratório Multidisciplinar da FMRP. Os eventos contarão com a presença do reitor da USP, professor Marco Antonio Zago.

Sistema de atendimento de emergências

O sistema está sob responsabilidade da Comissão de Atendimento às Emergências, órgão assessor da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto (PUSP-RP). Segundo seu coordenador, professor Antonio Pazin Filho, da FMRP, a comissão vem desenvolvendo protocolos, capacitação de pessoal, acompanhamento dos eventos com medidas corretivas e preventivas e instalação de material básico para garantir a cadeia de sobrevivência, por meio de um atendimento sistemático a qualquer evento que coloque em risco imediato de vida a comunidade uspiana local.

Recentemente, foram instalados em todas as unidades desfibriladores externos automáticos, interligados à Guarda Universitária e, desde 2014, o campus conta com um serviço terceirizado de atendimento pré-hospitalar.

Laboratório de Simulação

O Laboratório de Simulação da FMRP, nesta segunda etapa, ganhou novos simuladores de alta fidelidade e parceria com o Laboratório de Técnicas Cirúrgicas do Hospital das Clínicas da FMRP. Nos próximos meses, deve ter endereço na rede mundial de computadores e um vídeo institucional, assim como investimentos em capacitação de recursos humanos e em intercâmbio internacional. Os recursos para aquisição de novos equipamentos foram disponibilizados pelos departamentos da FMRP e pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa).

O LabSim, inaugurado em abril de 2015, é uma técnica de ensino de metodologia ativa que permite treinamento de habilidades com manequins computadorizados semelhantes aos humanos. Com os manequins, os alunos têm a oportunidade de simular atendimentos próximos aos reais e vivenciam experiências de atendimento em ambiente controlado, que os prepara para o exercício profissional responsável, sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais.

Segundo os responsáveis, o LabSim está estruturado de forma flexível, assim, pode ser adaptado para o treinamento de diversos cenários nos cursos da FMRP.

O LabSim fica no Laboratório Multidisciplinar da FMRP e conta com dez salas, sendo duas de alta fidelidade. O LabSim recebeu recursos do Programa Pro-Inovalab da USP para aquisição de equipamentos, que foram complementados pela diretoria da FMRP, que também foi responsável pela reforma da estrutura física.

Rosemeire Soares Talamone / Serviço de Comunicação Social da PUSP-RP