Delegação de universidade do Paquistão visita a USP para propor parcerias

Em sua primeira visita oficial ao Brasil, representantes da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia procuram oportunidades de colaboração com instituições brasileiras

29/11/2022 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 05/12/2022 as 16:06
A reunião aconteceu no dia 28 de novembro, no prédio da Reitoria da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na manhã desta segunda-feira, dia 28 de novembro, uma delegação da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia (Nust, na sigla em inglês), do Paquistão, visitou a Reitoria e foi recebida por dirigentes da USP.

Após uma breve apresentação da Nust e da USP, os dirigentes de ambas as instituições concordaram sobre a importância de definir áreas prioritárias para colaboração, como, por exemplo, energia, meio ambiente, ciência de dados e desenvolvimento de fármacos, e realização de workshops e intercâmbio de pesquisadores, como estratégia para iniciar e fortalecer uma parceria entre as universidades.

“A Aucani pode atuar como um hub, centralizando e organizando as iniciativas para aproximar e desenvolver parcerias. Primeiro, podemos identificar as áreas prioritárias; depois, organizar eventos envolvendo pesquisadores e alunos dos dois países”, afirmou a vice-presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Marly Babinski.

Entre os dirigentes da USP que participaram da reunião estavam os pró-reitores de Graduação, Aluisio Augusto Cotrim Segurado; de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig; e de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho; o diretor adjunto da Aucani, Sergio Muniz Oliva Filho; o coordenador executivo do Gabinete do Reitor, Edmilson Dias de Freitas; e o professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Humberto Filipe de Andrade Januário Bettini.

“Estamos perdendo cérebros para os países mais desenvolvidos e, por isso, acreditamos que é fundamental unirmos forças com outros países em desenvolvimento para compartilhar conhecimento e criar condições para reter nossos talentos no país”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Comercialização da Nust, Rizwan Riaz.

Riaz estava acompanhado do diretor acadêmico da Nust, Adnan Maqsood, e do diretor do Escritório de Internacionalização, Awais M. Kamboh. Também fizeram parte da comitiva paquistanesa o conselheiro de Comércio e Investimento da Embaixada do Paquistão no Brasil, Waqas Alam, e a pesquisadora Almas Taj Awan, que atualmente é pesquisadora do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

Fundada em 1991, a Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia é uma das melhores universidades paquistanesas, de acordo com rankings internacionais. Em sua primeira visita ao Brasil, a delegação da Nust tem o objetivo de estabelecer vínculos acadêmicos e culturais com as principais universidades brasileiras, formalizando acordos de cooperação e discutindo a realização de intercâmbios e criação de centros de pesquisa de interesse mútuo.