Curso on-line gratuito da USP ensina conceitos básicos de computação

Criado por professores do Instituto de Matemática e Estatística, curso ensina a desenvolver pequenos programas na linguagem Python

08/12/2016 - Publicado há 7 anos
Professor Fabio Kon explica o que é computação – Foto: Reprodução

.
Programar nada mais é do que dar instruções que sejam compreendidas e executadas por um computador. Todos os dias utilizamos uma quantidade enorme de programas – os softwares – e entender como eles funcionam ajuda também a compreender melhor o mundo em que vivemos. É o que explica Fabio Kon, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.

“Hoje, a programação passou a permear todas as áreas do conhecimento, das artes e humanidades às exatas, passando pelas biomédicas. Saber programar pode ser um diferencial importante para um profissional de qualquer área”, afirma o pesquisador, que ministra um curso on-line de introdução à Ciência da Computação na plataforma Coursera.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP junto ao Departamento de Ciência da Computação do IME. “O curso surgiu da observação de que os métodos e ferramentas didáticas que eram utilizados até o século passado não funcionam mais para as novas gerações. Em particular, aulas expositivas de longa duração são um martírio para os jovens atuais, que absolutamente não conseguem acompanhá-las”, afirma Kon.

As aulas do curso, que já podem ser acessadas, são gratuitas, em português e envolvem além de vídeos, vários quizzes e exercícios semanais com correção automática. O material está disponível para qualquer interessado com acesso à internet. Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de computação. Segundo o professor do curso, basta raciocínio lógico básico e matemática do nível fundamental.

O conteúdo foi elaborado com o apoio dos professores José Coelho de Pina e Carlos Hitoshi Morimoto, ambos do Departamento de Ciência da Computação do IME.

Por que Python?

Fotomontagem
Na primeira parte do curso, é feita uma apresentação dos principais comandos do Python – Fotomontagem

Existem várias linguagens de programação, adequadas aos mais diversos tipos de aplicações. Este curso ensina a desenvolver pequenos programas em Python. “É uma linguagem ao mesmo tempo muito simples e poderosa. Ela é hoje utilizada em uma quantidade enorme de aplicações, desde sistemas Web até aplicações científicas de física ou engenharia”, comenta Fabio Kon.

Segundo o professor, grandes empresas e instituições usam a linguagem, entre elas Google, Facebook, Dropbox, Yahoo, Nasa, IBM e muitas outras.

Esta primeira parte do curso envolve oito semanas de aulas, com conceitos introdutórios de computação e apresentação dos principais comandos do Python. A segunda parte inclui mais sete semanas de conteúdo, que serão disponibilizadas no início do próximo ano. Segundo o professor, mais de 900 alunos já estão acompanhando as aulas.

Inscrições e certificado

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 17 de dezembro pela página do curso. É preciso criar uma conta no site do Coursera, que é uma organização de tecnologia educacional que realiza parcerias com universidades e instituições de ensino de todo o mundo para oferecer cursos gratuitos por meio de sua plataforma de ensino on-line.

Caso o aluno tenha interesse em obter um certificado, é preciso ser aprovado com um mínimo de aproveitamento em todas as tarefas e testes propostos e pagar uma taxa de US$ 29.