USP recebe maratona de edição sobre verbetes relacionados a Neurociência e Matemática

24/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 24/04/2018 as 13:48

O Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) da USP organizam uma Maratona de Edição na Wikipédia sobre Neurociência e Matemática. A maratona acontece no dia 29 de agosto, a partir das 11 horas, e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A maratona de edição, também conhecida como editatona, pretende reunir usuários experientes e novatos para editar na versão em português da Wikipédia. Membros do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil vão apresentar projetos e oferecer treinamento.

O NeuroMat colocou na Wikipédia mais de meio milhão de verbetes relacionados à neurociência, desde o mês de abril deste ano, e o evento tem como objetivo aprimorar alguns verbetes e criar novos sobre neurociência e matemática.

Neste ano, o NeuroMat e o Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP fizeram uma parceria com o intuito de relicenciar e publicar no Wikimedia Commons o repositório de imagens que alimenta a Wikipédia, um conteúdo produzido a partir do acervo do museu.

São centenas de fotos de modelos anatômicos, esqueletos e animais taxidermizados, que têm grande valor pedagógico e artístico, especialmente para projetos como a Wikipédia, um dos dez sites mais acessados do mundo. Como um piloto, foram carregadas no Wikimedia Commons quatro imagens fornecidas pelo MAV. Os resultados iniciais já ilustram artigos de anatomia de animais em diversas línguas, como o inglês e o francês, por exemplo, atingindo um universo de dezenas de milhares de visitantes por dia.

A “editatona” acontece no Laboratório de Computação do NeuroMat, no prédio do Numec do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Será emitido certificado de participação pelo NeuroMat. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição.

Mais informações no site oficial do evento.