Diretor da USP em Piracicaba é premiado pela Associação Brasileira de Criadores

Luiz Gustavo Nussio foi premiado na categoria Personalidade do ano – Ensino e Pesquisa 2016

06/12/2016 - Publicado há 7 anos
Mônika Bergamaschi (presidente do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade do Agronegócio), Luiz Gustavo Nussio (diretor da ESALQ) e Luiz Alberto Moreira Ferreira (Presidente da ABC)
Mônika Bergamaschi (presidente do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade do Agronegócio), Luiz Gustavo Nussio (diretor da Esalq) e Luiz Alberto Moreira Ferreira (Presidente da ABC) – Foto: Divulgação

O diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, Luiz Gustavo Nussio, foi premiado pela Associação Brasileira de Criadores (ABC), que completa 90 anos de serviços prestados à pecuária nacional. A ABC premiou Nussio na categoria Personalidade do ano – Ensino e Pesquisa 2016. A premiação ocorreu no dia 5 de dezembro.

O prêmio ABC foi criado em 2002, para homenagear as personalidades do agronegócio que mais se destacaram no ano, nas categorias: Pecuária de Corte, Pecuária de Leite, Associativismo e Ensino/Pesquisa. A premiação Personalidade do Ano também é para aqueles que se revelaram com distinção na vida pública ou privada.

O presidente da ABC, Luiz Alberto Moreira Ferreira, salientou a importância da premiação e da comemoração pelos 90 anos da ABC. “Hoje é uma data muito importante, pois estamos festejando os 90 anos da ABC, que tem um longo passado e que trabalha na história da agricultura. Esta festa é para homenagear as pessoas que contribuem muito para a agricultura do agronegócio paulista e brasileiro”, afirmou Ferreira.

Para Luiz Gustavo Nussio, diretor da Esalq, o reconhecimento vai além de sua carreira profissional, reconhecendo também a carreira pessoal e a contribuição histórica da unidade. “Embora a homenagem seja na categoria de Ensino/Pesquisa, tenho certeza que um pouco disso reconhece minha carreira pessoal, mas, em boa parte, tem a ver com o trabalho realizado na direção da Esalq, e o trabalho realizado por todos os docentes e pesquisadores da instituição. Entendo que essa homenagem seja, definitivamente, um reconhecimento da contribuição histórica da nossa escola”, afirmou Nussio.

Nussio destacou, ainda, que esse reconhecimento é uma força que o leva a seguir com seu trabalho. “Construo uma carreira com muita dedicação e honestidade. Isso é um exemplo aos meus filhos, não necessariamente por conta do prêmio, mas, sobretudo, pelo fato de perceberem que a edificação de uma postura altruísta contribui para sociedade”, finaliza o diretor.

A ABC é reconhecida pelos importantes serviços dedicados ao desenvolvimento da pecuária. Desde 1926, agrega e representa empresários e profissionais dedicados à produção animal. Nesse período, contribuiu para o avanço técnico da pecuária e defendeu os interesses dos produtores. Foi uma das primeiras associações de natureza rural a serem criadas no Brasil.

Na ocasião, também foram homenageados Carlos Viacava, pecuarista, na categoria Pecuária de Corte; Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Abag, na categoria Associativismo; Makoto Edison Sekita, dirigente da Sekita Agronegócios, na categoria Pecuária de Leite; Aloysio Nunes Ferreira Filho, senador, na categoria Personalidade do Ano; e Marcos Sawaya Jank, engenheiro agrônomo, que recebeu a homenagem especial: Sócio Emérito.

Assessoria de imprensa da Esalq