Pesquisadores apresentam aplicações da ciência de dados em evento na USP

Promovido pela Escola Politécnica da USP em parceria com diversas instituições, Workshop on Data Science apresenta experiências e resultados do projeto Parsec de análise de impactos socioeconômicos

 29/09/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: 123RF

.
A Escola Politécnica da USP receberá, de 3 a 6 de outubro, a sexta edição do Workshop on Data Science, promovido pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais em parceria com diversas instituições. Neste ano, o foco do evento será open science e técnicas de síntese, tendo como norte o Projeto Parsec, uma iniciativa internacional de colaboração entre a USP e instituições de cinco países no desenvolvimento de ferramentas e técnicas para análise de impactos socioeconômicos nas áreas de entorno de unidades de conservação e proteção ambiental.

O workshop contará com a presença de diversos pesquisadores internacionais e do Brasil, contribuindo nas discussões de aspectos organizacionais a técnicas. Na área organizacional, trará debates sobre como realizar pesquisa em grupos internacionais, com foco no tema de gestão de dados e técnicas de reprodução e reúso de pesquisas com o caráter de ciência aberta. Nos temas técnicos, serão discutidos os avanços das pesquisas e uso de deep learning para interpretação de dados e imagens para análises socioeconômicas.

O objetivo do evento é divulgar para a comunidade científica e acadêmica brasileira as experiências e resultados em ciência de síntese e ciência de dados do projeto Parsec, que, além do aspecto inovador do projeto, é uma ação de pesquisa colaborativa do Fórum Belmont relacionada à inovação em infraestruturas eletrônicas. “Este projeto visa conduzir ciência de síntese transnacional e interdisciplinar enquanto testa novas abordagens para a gestão e preservação de dados ambientais e socioeconômicos”, destaca a apresentação do projeto. O Belmont Forum é uma iniciativa internacional de financiamento estabelecida em 2009 como uma parceria entre organizações, conselhos internacionais e consórcios regionais de fomento à pesquisa comprometidos com o avanço da ciência interdisciplinar e transdisciplinar.

A abertura contará com a participação do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago; da diretora executiva do Belmont Forum, Nicole Arbour; do diretor da Poli, Reinaldo Giudici; do presidente da Comissão de Pesquisa e chefe do Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais da Poli, Jaime Simão Sichman; e dos líderes do projeto Parsec, Alison Specht, da University of Queensland – Australia, Shelley Stall, da American Geophysical Union (AGU), e Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa, da Poli-USP.

A inscrição pode ser feita pelo site http://wds.poli.usp.br/wds6, gratuitamente. É necessário confirmar presença até o início do evento, no dia 3 de outubro. As vagas são limitadas à capacidade do auditório, de 200 pessoas. Além disso, o evento será também transmitido pelo Youtube no canal da Poli, simultaneamente, para quem não puder comparecer presencialmente.

.

Texto: Assessoria de Comunicação da Poli-USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.