Grupo Zenith apresenta em São Carlos sua nova missão aeroespacial

Garatea-L será a primeira missão do gênero a ser realizada no Brasil

29/11/2016 - Publicado há 7 anos

O Grupo Zenith da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP apresentará, no dia 29 de novembro, às 19 horas, a nova missão da equipe Garatea-L, no Anfiteatro Jorge Caron.

O Zenith é um grupo de estudantes formado em 2013 e tem como objetivo desenvolver e difundir tecnologias aplicadas ao setor aeroespacial como resposta à baixa visibilidade desse setor no Brasil. Atualmente o grupo é orientado pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) Daniel Varela Magalhães.

A apresentação será composta de três palestras, começando com Passado e Futuro da Exploração Lunar, com o jornalista da Folha de S. Paulo Salvador Nogueira. Em seguida, o pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS) Douglas Galante abordará o tema Estudando a Vida na Terra e no Universo e, por fim, o engenheiro Lucas Fonseca, ex-aluno da EESC, participante da missão Rosetta e CEO da Airvantis R&D, apresentará a Missão Lunar Brasileira: Garatea-L. Esta será a primeira missão de seu gênero realizada no Brasil.

O projeto será desenvolvido por meio de uma parceria entre a USP, a Airvantis R&D, o LNLS, o Instituto Mauá de Tecnologia, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O Anfiteatro está localizado no campus 1 da USP em São Carlos, situado na Av. Trabalhador São-Carlense, 400. Não é necessário realizar inscrição.

Mais informações: e-mail zenith.eesc@gmail.com; www.zenith.eesc.usp.br