USP é a universidade brasileira mais bem colocada no ranking latino-americano da Times Higher Education

De acordo com a classificação, as instituições brasileiras são as com melhor desempenho na América Latina, com sete universidades entre as 10 melhores da região

14/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 21/07/2022 as 17:45

Foto: Times Higher Education

A USP é a universidade brasileira mais bem colocada no THE Latin America University Ranking, divulgado hoje, dia 14 de julho, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

As melhores posições ficaram com a Pontifícia Universidade Católica do Chile, em primeiro lugar, seguida da USP e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com a THE, as universidades brasileiras são as instituições com melhor desempenho na América Latina, principalmente no que se refere ao ensino e à pesquisa, com sete universidades entre as dez melhores da região e 28 entre as 50 melhores. O Brasil tem a pontuação média geral mais alta de todos os países, de 51,3 em 100, acima dos 48,9 do ano passado.

Os países com as instituições mais bem classificadas são o Brasil, com 72 universidades, seguido pelo Chile (30), Colômbia (29), México (26), Equador (13) e Peru (10).

O THE Latin America University Ranking lista as principais instituições da região da América Latina e Caribe. A classificação tem como base os mesmos 13 indicadores de desempenho do THE World University Ranking, mas os pesos foram recalibrados para refletir as características das instituições da América Latina. As universidades são avaliadas em todas as suas missões principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais.

O ranking de 2022 inclui 197 instituições em 13 países, contra 177 instituições no ano passado.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

PosiçãoInstituiçãoPaís
1Pontifícia Universidade Católica do ChileChile