Plataforma criada na USP para monitorar gastos públicos vence prêmio nacional

Cuidando do Meu Bairro é uma plataforma que apresenta os dados dos gastos públicos da cidade de São Paulo

11/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 16/11/2016 as 12:44
20161111_CuidandodoMeuBairro
Professora Gisele Craveiro (centro) representou a EACH na premiação – Foto: Divulgação

O projeto Cuidando do Meu Bairro, desenvolvido na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP foi o grande vencedor do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2016, na categoria Instituições, promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A premiação aconteceu na noite da última quarta-feira, em Brasília.

Cuidando do Meu Bairro é uma plataforma que apresenta os dados dos gastos públicos da cidade de São Paulo, no mapa da cidade, usando um código de cores para apresentar o seu status (planejado, empenhado e liquidado) em tempo real. Além disso, a nova versão da plataforma está integrada ao E-Sic da Prefeitura de São Paulo, o que possibilita que qualquer dúvida ou complementação da informação sobre determinado gasto pode gerar um pedido de informação via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Leia mais sobre o projeto em Grupo de pesquisa da USP cria ferramenta para monitorar orçamento da cidade

É importante ressaltar que tanto as perguntas como as respostas estão publicadas no site do Cuidando, o que contribui não somente para o controle social do gasto público, mas também para o maior entendimento e compartilhamento de informações para a cidadania.

De acordo com a professora da EACH que é uma das responsáveis pelo projeto, Gisele Craveiro, “esse prêmio vem coroar o esforço e dedicação de alunos, pesquisadores e docentes do curso de Sistemas de Informação e também de Gestão de Políticas Públicas, além de vários voluntários, interessados e apoiadores vindos das áreas acadêmica, do terceiro setor e governamental”. De acordo com a professora, esse apoio incentiva a continuidade do projeto e também o lança a novos desafios e parcerias, como a série de oficinas e outras ações a serem realizadas em conjunto com o Observatório Social do Brasil – São Paulo ao longo de 2017.

O projeto foi desenvolvido no Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (CoLab) da EACH.

Febrafite é uma entidade nacional do Fisco estadual em atividade desde 20 de março de 1992. É uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Brasília, que congrega Associações de Fiscais de Tributos Estaduais de todo o território nacional.

Um dos objetivos da Federação é a promoção da educação e da cultura no âmbito fiscal e tributário, de modo a fomentar e estimular a conscientização da importância social do tributo.